Descrição de chapéu Seleção Brasileira

Agentes da Anvisa entram em campo e Brasil x Argentina é suspenso

Time argentino deixou o gramado após intervenção de profissionais do órgão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O duelo entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, na Neo Química, foi interrompido com apenas 6 minutos de partida após a entrada de agentes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no gramado.

Após discussão no campo, que envolveu alguns atletas argentinos e profissionais do órgão sanitário, a equipe treinada pelo técnico Lionel Scaloni se encaminhou para os vestiários do estádio corintiano. Os brasileiros permaneceram no gramado.

Jogadores e técnicos de Brasil e Argentina conversam após interrupção da partida pela Anvisa
Jogadores e técnicos de Brasil e Argentina conversam após interrupção da partida pela Anvisa - Rubens Cavallari/Folhapress
Em comunicado publicado pelo Twitter, a Conmebol confirmou a suspensão do jogo "por decisão do árbitro da partida". A entidade, no entanto, não determinou o que deve ocorrer a partir da suspensão.
Ainda segundo a nota, o árbitro e o comissário da partida levarão um informe à Comissão Disciplinar da Fifa, que deverá determinar os próximos passos, de acordo com o regulamento.

Horas antes do jogo, a Anvisa afirmou que atletas argentinos descumpriram regras de quarentena contra a Covid-19. Em nota divulgada neste domingo (5), a agência disse que acionou a Polícia Federal e que os argentinos devem ser imediatamente isolados.

Segundo a Anvisa, os atletas deram informações falsas e ocultaram que estiveram no Reino Unido nos últimos 14 dias. Viajantes que passaram recentemente por este e mais alguns locais (África do Sul e Índia) devem cumprir uma quarentena de 14 dias para poder circular no Brasil, conforme determinação do governo para evitar a disseminação de variantes da Covid-19.

"Diante da confirmação de que as informações prestadas pelos viajantes eram falsas, a Anvisa esclarece que já comunicou o fato à Polícia Federal, a fim de que as providências no âmbito da autoridade policial sejam adotadas imediatamente", disse a Anvisa.

Os atletas Emiliano Martínez, Emiliano Buendia, Giovani Lo Celso e Cristian Romero atuam em clubes da Premier League e estiveram no Reino Unido nos últimos dias. Eles só poderiam ter entrado no país para o jogo das Eliminatórias após 14 dias fora dos locais sob restrição.

De acordo com a agência, há "notório descumprimento" das regras sanitárias.

"São quatro jogadores. Ao chegarem em território nacional, eles apresentam um documento, que é a declaração de saúde do viajante, e nesse documento estava ali consignado que eles não passaram por três países, que são Reino Unido, África do Sul e a Índia. Esses países estão, através de uma portaria ministerial, restritos justamente para a contenção da pandemia [...] logo depois, se constata pelos passaportes que esses jogadores estavam efetivamente no Reino Unido", disse, em entrevista à Globo, Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa.​

"Chegamos nesse ponto porque tudo aquilo que a Anvisa orientou, desde o primeiro momento, não foi cumprido. Quando a situação foi identificada, esses jogadores tiveram a orientação de ficarem isolados para aguardar a deportação, para serem deportados. Esse isolamento poderia ser feito até mesmo no hotel onde eles deveriam estar. Entretanto, isso não é cumprido, eles se deslocam até o estádio, e chegando no estádio, eles entram em campo. Então, há uma sequência de descumprimentos", completa Barra Torrres.

"As infrações sanitárias já existem. A primeira, manter-se em isolamento, foi descumprida. A anterior, que seria responder de maneira fidedigna e confiável à declaração de saúde do viajante. Então, já há duas pelo menos. Manter-se agora, diante de tudo que aconteceu, em campo e jogando, aí realmente estamos beirando o absurdo, onde regras sanitárias no meio de uma pandemia com mais de 500 mil mortos estão sendo descumpridas sabe-se Deus com respaldo de quem ou do quê. Aí, realmente, nós estaríamos em uma situação institucional muito difícil", afirma o diretor-presidente da Anvisa. ​

O presidente em exercício da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, também se manifestou.

"Todos levaram um susto [com a presença dos agentes da Anvisa]. Primeiro dizer que é lamentável um episódio desse tipo. Um jogo entre Brasil e Argentina desperta interesse de todo mundo. Há três dias, prepostos da Anvisa estavam acompanhando a seleção da Argentina. Portanto, se estavam acompanhando, causou estranheza deixar para o momento em o que jogou iniciou", afirmou. "Uma situação dessa, em momento algum a CBF foi parte em qualquer negociação para tirar ou permitir a entrada de atleta", completou, em entrevista ao SporTV.

Já o presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA), Claudio Tapia disse que "o que se viveu hoje é lamentável para o futebol, é uma péssima imagem". "Não se pode falar de nenhuma mentira porque há uma legislação sanitário sob a qual se jogam os torneios sul-americanos. As autoridades sanitárias de cada país aprovaram um protocolo que vimos cumprindo ao máximo", disse, em declaração publicada pelo site oficial da associação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.