Descrição de chapéu Seleção Brasileira

Brasil vence o Peru e Everton Ribeiro fecha rodada de Eliminatórias com moral

Meia do Flamengo marcou diante do Chile e também contra os peruanos, nesta quinta (9)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em uma data Fifa acidentada por conta dos problemas de convocações e da suspensão do clássico com a Argentina, um atleta em particular aproveitou bem suas oportunidades e deixa esta rodada tripla das Eliminatórias (dupla, no caso do Brasil) com imagem bastante positiva: Everton Ribeiro.

Nesta quinta-feira (9), na Arena Pernambuco, o meio-campista do Flamengo foi protagonista na vitória da seleção brasileira sobre o Peru, por 2 a 0, pelo classificatório sul-americano para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar.

Com o triunfo, a equipe do técnico Tite mantém o aproveitamento perfeito nas Eliminatórias: 24 pontos em 8 partidas.

Everton Ribeiro comemora com Neymar o primeiro gol do Brasil diante do Peru
Everton Ribeiro comemora com Neymar o primeiro gol do Brasil diante do Peru - Nelson Almeida/AFP

No último dia 2, o Brasil entrou em campo no Estádio Monumental, em Santiago, claramente desentrosado em razão das mudanças que Tite foi obrigado a fazer no time ao não contar com muitos de seus titulares, barrados por clubes da Premier League que não liberaram seus atletas.

Com dificuldades para criar, a seleção viu o Chile ficar com a bola e propor o jogo. Apenas a partir da entrada de Everton Ribeiro e Gerson, no intervalo, passou a ocupar um pouco mais o campo de ataque. E foi dos pés do meia de 32 anos o gol da vitória sobre os chilenos, aproveitando rebote em chute de Neymar.

O flamenguista seria titular contra a Argentina, mas não houve jogo. Agentes da Anvisa invadiram o gramado e interromperam a partida alegando irregularidades na entrada de quatro jogadores argentinos no país, que teriam desrespeitado as normas sanitárias brasileiras.

A Conmebol suspendeu o jogo, e Everton Ribeiro precisou esperar mais alguns dias para ter, de fato, sua oportunidade desde o início da partida.

Na Arena Pernambuco, Everton já exibiu logo de cara a disposição de quem quer e precisa mostrar serviço, com passe em profundidade que deixou Gerson na cara do gol. Seu ex-companheiro de Flamengo, porém, parou no goleiro Gallese.

Assim como no clube, o camisa 11 flutuou mais pelo lado esquerdo, buscando as combinações com Gabigol e Neymar.

O atacante do Paris Saint-Germain (FRA), que se mostrou sem ritmo diante do Chile, participou mais das ações do ataque brasileiro nesta quinta.

Neymar celebra o seu gol na vitória sobre o Peru, em Pernambuco
Neymar celebra o seu gol na vitória sobre o Peru, em Pernambuco - Nelson Almeida/AFP

Em uma roubada de bola na lateral, lance bastante reclamado pelos peruanos, que pediram falta em Santamaría, Neymar invadiu a área e rolou para trás. A bola passou de Gabigol, mas não de Everton Ribeiro, que finalizou para abrir o placar, aos 13 da etapa inicial.

Ainda no primeiro tempo, aos 39, Everton recebeu pelo lado direito e acionou Danilo, que foi ao fundo e rolou para Gabigol. O atacante cruzou e a defesa peruana cortou, mas no pé do destaque da noite, que chutou para o desvio de Santamaría quase em cima da linha. A bola sobrou para Neymar, livre, ampliar a vantagem brasileira e definir o triunfo.

A seleção brasileira volta a campo pelas Eliminatórias em outubro, para mais uma rodada tripla. Diante da possibilidade de novos contratempos com a convocação de atletas que atuam na Europa, as atuações de Everton Ribeiro dão maior segurança à comissão técnica, para contar com o meio-campista na sequência do processo, e ao próprio atleta, melhor notícia para o Brasil nesta data Fifa.

No final da partida, Neymar concedeu entrevista à Globo no gramado da Arena Pernambuco e se disse desrespeitado por parte da imprensa e por "outros" com a camisa da seleção brasileira.

"Não sei mais o que eu faço para a galeira respeitar. Isso é normal, vem há muito tempo. Repórteres, comentaristas, outros também. Às vezes eu nem gosto mais de falar em entrevista, mas em momento importante eu venho aparecer", disse o camisa 10, que foi questionado sobre qual tipo de desrespeito tem sofrido.

"Todos os tipos. Deixo para a galera pensar um pouco", completou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.