ESPN exibe especial sobre Zizinho, com participação de Janio de Freitas

Colunista da Folha defende tese de que o jogador foi maior que Pelé

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com depoimento de Janio de Freitas, colunista da Folha, a ESPN exibe especial sobre o centenário de Zizinho.

O programa “100 anos de Zizinho, o mestre do Rei Pelé” vai ao ar nesta terça-feira (14), às 22h30.

“Eu sei que o Brasil é um país sem memória. Agora mesmo está aí o governo federal querendo vender o prédio do ex-Ministério da Educação [no centro do Rio de Janeiro], que é referência mundial na chamada arquitetura moderna. O que se pode fazer contra isso? Entender que o Brasil é assim e que o Zizinho não está fora do Brasil. Zizinho é também um monumento, um patrimônio da memória perdida do Brasil. Tristemente perdida”, define Janio de Freitas.

Da esquerda para a direita: Zizinho, Ademir e Jair, ataque da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1950
Da esquerda para a direita: Zizinho, Ademir e Jair, ataque da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1950 - Reprodução

Nas décadas de 1940 e 1950, o meia se tornou referência de uma geração de jovens, como Pelé. Pela seleção brasileira, foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo disputada no Brasil, em 1950, quando a equipe perdeu o jogo final para o Uruguai no Maracanã.

Nascido em Neves, subúrbio de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, Zizinho foi o maior jogador da história do Flamengo até o surgimento de Zico, na década de 1970. Foi levado para o clube pelo técnico Flavio Costa depois de o garoto ser reprovado em teste no América-RJ, seu time do coração.

Ganhou os títulos estaduais em 1939, 1942, 1943 e 1944. Em 1950, causou furor no futebol do estado ao trocar o Flamengo pelo Bangu.

O armador ficou na equipe até 1957, quando foi para o São Paulo por um ano. Atuou ainda no Uberaba antes de se aposentar após rápida passagem pelo Audax Italiano (CHI), em 1962.

Janio defende a teoria de que é Zizinho o jogador mais importante da história do país, não Pelé.

"São dois jogadores bastante distintos [Zizinho e Pelé]. Zizinho foi um meia-armador, um meia-atacante e foi centroavante. Três posições em que jogou diabolicamente. Eu sou favorável à ideia de que o Zizinho foi o maior jogador brasileiro de todos os tempos. Mas Pelé foi também merecedor de ser reconhecido como o maior jogador brasileiro”, completa.

O especial também traz depoimentos de familiares de Zizinho, de Gerson (tricampeão mundial com a seleção em 1970) e Zico, entre outros.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.