Descrição de chapéu Copa Libertadores 2021

Flamengo avança, encara Palmeiras na final e amplia hegemonia do Brasil na Libertadores

País terá dois times na decisão pela quarta vez e título pelo terceiro ano consecutivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Flamengo confirmou seu favoritismo e mais uma final brasileira na Copa Libertadores. Na noite de quarta-feira (29), a equipe rubro-negra contou com gols de Bruno Henrique para vencer o Barcelona (EQU) por 2 a 0, em Guayaquil, e avançar à decisão contra o Palmeiras, em 27 de novembro, em jogo único marcado para Montevidéu, no Uruguai.

Foi tranquila a classificação da formação carioca, que já havia ganhado a partida de ida por 2 a 0. Na outra semifinal, o time alviverde teve maiores dificuldades e avançou na terça (28) em um empate por 1 a 1 com o Atlético-MG, em Belo Horizonte –o primeiro duelo terminara em 0 a 0, e a vaga foi decidida no critério do gol fora de casa.

Assim, a Libertadores terá uma final entre equipes do mesmo país pela quinta vez na história, quatro delas entre brasileiros. Na última edição, o Palmeiras, agora vivo na defesa do título, derrotou o Santos para levantar o troféu no Maracanã, no Rio de Janeiro. Como o Flamengo foi o campeão de 2019, a taça ficará no Brasil pelo terceiro ano seguido.

Bruno Henrique comemora gol do Flamengo sobre o Barcelona de Guayaquil
Bruno Henrique comemora gol do Flamengo sobre o Barcelona de Guayaquil - Santiago Arcos/Reuters

Antes da decisão de 2020 –realizada já em 2021, por causa da pandemia do novo coronavírus–, brasileiros já haviam decidido a competição duas vezes. Em 2005, o São Paulo superou o Atlético Paranaense, atual Athletico. Em 2006, o clube do Morumbi acabou sendo derrotado pelo Internacional.

Houve também uma final argentina, em 2018, na qual o River Plate levou a melhor sobre o Boca Juniors. Depois disso, no entanto, a glória ficou entre Flamengo e Palmeiras, que neste momento atingem o auge de uma rivalidade alimentada nas últimas temporadas, durante as quais se estabeleceram como as principais forças do futebol brasileiro.

Em 2021, já houve uma disputa de título entre eles. Em março, o Flamengo levou a Supercopa do Brasil, com uma vitória sobre o Palmeiras nos pênaltis, por 6 a 5, após empate por 2 a 2 nos 90 minutos. O torneio reuniu os atuais campeões da Copa do Brasil, alviverdes, e os do Campeonato Brasileiro, rubro-negros.

Nos duelos recentes, há ampla vantagem dos cariocas. Desde 2017 os paulistas não saem de campo com um triunfo nesse confronto. A última vez foi Campeonato Brasileiro daquele ano, um 2 a 0 no Allianz Parque. Depois disso, foram cinco vitórias do Flamengo e quatro empates.

A fase atual é ainda mais favorável para os flamenguistas. O time de Renato Gaúcho venceu sete de seus últimos dez compromissos, entre competições nacionais e a Libertadores, com apenas uma derrota. Já o Palmeiras venceu só três dos últimos dez jogos, com quatro derrotas.

No Nacional, os dois estão separados por apenas três pontos (38 a 35), com o time paulista na segunda colocação. O carioca está em quarto, porém com dois jogos a menos em relação aos rivais.

Red Bull Bragantino vai à final da Sul-Americana

Também pode ser brasileira a final da Copa Sul-Americana. Nesta quarta, em Assunção, o Red Bull Bragantino venceu por 3 a 1 e avançou à decisão. No confronto de ida, a equipe paulista havia triunfado em casa por 2 a 0.

Jogadores do Red Bull Bragantino comemoram gol em partida contra o Libertad
Jogadores do Red Bull Bragantino comemoram gol em partida contra o Libertad - Nathalia Aguilar/AFP

Será a primeira vez que o clube do interior paulista vai disputar uma final internacional. Artur e Cuello, duas vezes, marcaram os gols da equipe no Paraguai.

No confronto do título, o Bragantino enfrentará o Athletico ou o Peñarol (URU). Na partida de ida, em Montevidéu, a formação paranaense venceu por 2 a 1. O duelo de volta será nesta quinta, em Curitiba, às 21h30.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.