Descrição de chapéu Copa do Brasil 2021

Tribunal confirma público em Flamengo x Grêmio pela Copa do Brasil

Presidente do STJD diz que ainda não há data para avaliar pedido de clubes para suspender liminar conseguida pelo time carioca

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Otavio Noronha, disse nesta segunda (13) que ainda não há data para analisar o pedido de suspensão de uma liminar favoável ao Flamengo, que permite ao clube ter público no confronto com o Grêmio, nesta quarta-feira (15), pela Copa do Brasil, no Maracanã, e em outros dois jogos. Ele confirma a presença de torcida no duelo.

O time rubro-negro obteve autorização da entidade para realizar três partidas com torcida no estádio após apresentar uma proposta à Prefeitura do Rio do Janeiro, que liberou os eventos como teste para o retorno dos torcedores.

Estádio do Maracanã deve receber público na partida entre Flamengo e Grêmio pela Copa do Brasil
Estádio do Maracanã deve receber público na partida entre Flamengo e Grêmio pela Copa do Brasil - Sergio Moraes. 19.jun.21/Reuters

A iniciativa do Flamengo vai contra vontade da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e dos outros 19 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro (Atlético-MG e Cuiabá, no entanto, não assinaram a ação). Em conjunto, os times querem a volta das torcidas somente quando houver igualdade de condições, ou seja, com o aval das autoridades sanitárias para todas as sedes.

Após a liberação obtida pelo Flamengo, as agremiações entraram com uma ação para suspender a liminar ou, ao menos, para antecipar o julgamento da ação movida pelo time carioca, marcado para o dia 23. Otavio Noronha, no entanto, disse que ainda não há data para analisar o pedido para cassar a autorização do Flamengo.

"Existe uma liminar em vigor e a decisão é para ser cumprida. Não cabe descumprimento", disse.

O presidente do Grêmio criticou a decisão. "Com o julgamento antecipado e publicizado pelo presidente (do STJD), melhor seria anular as instâncias coletivas dos clubes dentro dos conselhos técnicos, pois nada mais valem. Tudo muito estranho."

O time do Rio já iniciou a venda de ingressos. Além da partida com os gaúchos pelo mata-mata nacional, o clube poderá ter público em outro confronto com os gremistas, desta vez pelo Brasileiro, e na partida com o Barcelona de Guayaquil (EQU) pela Libertadores.

A prefeitura do Rio divulgou na terça (7) a liberação do público somente para as partidas em questão e disse que a capacidade no Maracanã será, respectivamente, 24.783 torcedores, cerca de 35% dos lugares, 28.324 pessoas, em torno de 40% do estádio, e 35.045 torcedores, aproximadamente 50% da capacidade.

Após o jogo desta quarta, a Secretaria Municipal de Saúde se compromete em acompanhar os torcedores por 15 dias.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.