Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2021

Willian encara Palmeiras buscando primeira vitória em clássico pelo Corinthians

De volta ao clube alvinegro após 14 anos, meia tenta alcançar o que não conseguiu no início da carreira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

De volta ao Corinthians depois de 14 anos atuando no futebol europeu, o meia Willian, 33, tem a chance de preencher lacunas que deixou na primeira passagem pelo clube que o revelou. Uma delas é balançar a rede em clássicos.

Neste sábado (24), o jogador recém-repatriado do Arsenal (ING) vai ser titular diante do Palmeiras, às 19h, na Neo Química Arena, onde buscará o seu primeiro gol contra um dos principais rivais do time alvinegro. O confronto pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro será transmitido pelo Premiere.

Em 2007, quando despontou no profissional do Corinthians, o meia disputou cinco clássicos e não saiu de campo com a vitória nenhuma vez. Foram três derrotas (São Paulo 3 a 1, Palmeiras 3 a 0, e Santos 2 a 1) e dois empates (Santos 1 a 1, e São Paulo 1 a 1).

Willian será titular do Corinthians contra o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro
Willian será titular do Corinthians contra o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro - Carla Carniel - 19.set.21/Reuters

No Dérbi, válido pela primeira fase do Campeonato Paulista, ele começou a partida no banco de reservas e entrou no segundo tempo, quando os palmeirenses já venciam por 2 a 0, no Morumbi, gols de Edmundo e Osmar. O ex-camisa 7 do time alviverde ainda marcaria o terceiro depois do intervalo.

Naquela temporada, o desempenho na fase inicial do Estadual já indicava que o Corinthians teria um ano difícil. Ainda em seu formato antigo, no qual os 20 clubes se enfrentavam na primeira fase em turno único e os quatro primeiros colocados avançavam à semifinal, o torneio teve o time alvinegro na nona posição.

O pior, porém, ainda estava por vir. No Campeonato Brasileiro, a equipe terminou na 17ª posição e acabou rebaixada à Série B pela primeira vez em sua história. Willian fez parte dessa campanha. Ele atuou em 15 jogos e marcou os dois gols do empate com Athletico, por 2 a 2 —por enquanto, os únicos gols que ele fez com a camisa alvinegra. No meio da competição, ele foi vendido ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

"Era muito jovem. Eu tinha sonhos e objetivos com a camisa do Corinthians, mas isso parou pelo caminho durante um bom tempo. Espero que esses sonhos agora possam se concretizar", disse o meia.

Enquanto Willian ainda busca o primeiro gol em clássicos pelo time corintiano, o Palmeiras conta com um atacante que tem sido carrasco dos alvinegros, Luiz Adriano. O jogador marcou nas últimas duas vitórias alviverdes em Dérbis disputados na Neo Química Arena.

Luiz Adriano costuma levar sorte em clássicos contra o Corinthians
Luiz Adriano costuma levar sorte em clássicos contra o Corinthians - Amanda Perobelli - 6.jun.21/Reuters

No confronto mais recente, ele fechou o placar no triunfo por 2 a 0 pela semifinal do Campeonato Paulista, eliminando o rival em Itaquera. No total, ele tem cinco gols em sete duelos contra os corintianos.

Após um período de baixa no time comandado por Abel Ferreira, o camisa 10 voltou a ganhar espaço e foi titular no empate com o Atlético-MG, no meio de semana, 0 a 0, no primeiro duelo pela semifinal da Copa Libertadores, no Allianz Parque.

Assim como Sylvinho, Abel também não divulgou com antecedência a formação para a partida, mas tanto Willian como Luiz Adriano devem ser titulares.

O Palmeiras é o vice-líder do Nacional, com 38 pontos, sete a menos do que o Atlético-MG, que encabeça a ponta da tabela. O Corinthians está em sexto, com 30.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.