Descrição de chapéu Copa do Brasil 2021

Athletico faz três, deixa Flamengo em crise e decide Copa do Brasil com Atlético-MG

Equipe carioca é eliminada no Maracanã, e Renato Gaúcho ouve xingamentos da torcida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Athletico estabeleceu uma crise no Flamengo, que já era criticado pelo desempenho e agora está eliminado da Copa do Brasil. A equipe paranaense teve uma noite muito feliz, na quarta-feira (27), no Rio de Janeiro, venceu por 3 a 0 e avançou à decisão.

Os gols de Nikão (2) e Zé Ivaldo credenciaram os comandados de Alberto Valentim a enfrentar o Atlético-MG na final, nos dias 12 e 15 de dezembro. E fizeram o técnico dos donos da casa, Renato Gaúcho, ouvir estridentes e impublicáveis xingamentos dos torcedores presentes no Maracanã.

Na outra semifinal, o Atlético-MG avançou com facilidade. Depois de encaminhar sua classifação com uma goleada por 4 a 0 no jogo de ida, em Belo Horizonte, confirmou a vaga fazendo 2 a 1 no Fortaleza, em Fortaleza, gols de Diego Costa e Hulk. Romarinho descontou.

Nikão é abraçado depois de castigar o Flamengo - Delmiro Junior/Photo Premium/Ag. O Globo

Já o lado rubro-negro da chave teve mais equilíbrio, ao menos na primeira metade. O duelo começou com um empate por 2 a 2 em Curitiba, na semana passada.

No Rio, os visitantes se apresentaram de forma mais organizada e construíram boa vantagem ainda na etapa inicial, com dois gols de Nikão. O primeiro saiu aos dez minutos, de pênalti, e o segundo, já nos acréscimos, aos 52, após contra-ataque.

Houve vaias nas arquibancadas assim que o árbitro encerrou o primeiro tempo, como reflexo da fase ruim do time de Renato Gaúcho. A um mês de disputar a final da Libertadores com o Palmeiras, no dia 27 de novembro, em jogo único, no Uruguai, o Flamengo amarga uma desclassificação e chega ao quarto jogo seguido sem vencer, entre compromissos pelo Brasileiro e pelo mata-mata nacional.

Quarto colocado do Brasileiro, com 13 pontos a menos em relação ao líder Atlético-MG (59 a 46), a equipe carioca terá agora no campeonato mais dez jogos para arrumar a casa antes da decisão do continental.

Na próxima rodada, o adversário será justamente o Atlético-MG, no sábado (30), novamente no Maracanã. Será o primeiro teste para um time que se mostrou bastante nervoso diante do Athletico.

Com oito minutos, o time paranaense já estava vencendo. Nikão converteu um pênalti assinalado por Wilton Pereira de Sampaio após chamado do VAR (árbitro de vídeo) para revisar um chute de Filipe Luís em Renato Kayzer na grande área.

Era o cenário ideal para o plano que Alberto Valentim havia desenhado para sua equipe, fechando-se na defesa e explorando contra-ataques. Enquanto isso, o Flamengo tinha dificuldade para furar a zaga rival.

Sem conseguir chegar ao empate com toques, o Flamengo passou a insistir em bolas alçadas na área. E quase cavou um pênalti, aos 33, quando o árbitro entendeu como falta um esbarrão entre Bruno Henrique e Thiago Heleno. Novamente chamado para uma revisão, Wilton cancelou a marcação que havia feito no campo.

Somando as duas revisões mais o atendimento a jogadores machucados, o jogo ficou tanto tempo parado que o árbitro deu dez minutos de acréscimos antes do intervalo. E foi justamente nos descontos que Nikão voltou a marcar, aos 52.

Nikão comemora gol pelo Athletico em partida contra o Flamengo no Maracanã
Nikão comemora um de seus dois gols no Maracanã - Gustavo Oliveira/Athletico/Divulgação

A exemplo dos primeiros 45 minutos, a segunda etapa no Maracanã foi um jogo de ataque contra defesa. E os donos da casa tentaram de todo jeito descontar o placar. Michael acertou a trave, Gabigol deu trabalho com chute cruzado, Bruno Henrique tentou de cabeça, mas nada de a bola cruzar a meta defendida pelo goleiro Santos.

O passar do tempo só deixava o time rubro-negro cada vez mais nervoso, enquanto o Athletico estava em compasso de espera para o fim do jogo, para confirmar a classificação para a segunda final que terá pela frente na reta final da temporada —o time também decide o título da Copa Sul-Americana, contra o Red Bull Bragantino, no dia 20 de novembro.

Antes do fim da partida, Khellven ainda foi expulso após dura falta em Ramon, aos 35. Nem isso foi suficiente para a reação do Flamengo. No finalzinho, em contra-ataque, Zé Ivaldo ainda bateu na saída de Diego Alves para ampliar.

Com menos tensão do que no Maracanã, o Atlético-MG venceu o Fortaleza no Castelão com gols de Diego Costa, já no segundo tempo, aos 13 minutos, e Hulk, aos 38, de pênalti. Romarinho marcou para os donos da casa, aos 44.

Erramos: o texto foi alterado

O nome do autor de um dos gols do Atlético-MG na vitória por 2 a 1 sobre o Fortaleza é Diego Costa, não Diego Alves, como publicado anteriormente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.