Descrição de chapéu Seleção Brasileira

Brasil empata com a Colômbia e perde aproveitamento 100% nas Eliminatórias

Muito perto da Copa, seleção segue com grande vantagem na liderança da competição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A seleção brasileira voltou a apresentar um futebol aquém do que se espera. Diferentemente das partidas anteriores, desta vez perdeu a campanha com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar.

Neste domingo (10), o time comandado por Tite não passou de um empate sem gols com a Colômbia, fora de casa.

A equipe chegou aos 28 pontos, com nove vitórias e um empate no torneio que garante quatro vagas no Mundial —o quinto colocado disputará uma repescagem.

A situação dos brasileiros ainda é bastante confortável, pois a vantagem para o quinto colocado, no caso os próprios colombianos, é de 13 pontos.

Com exceção de Brasil e Argentina (vice-líder com 22), que possuem um jogo a menos em relação aos rivais, as demais seleções terão mais 21 pontos em disputa ao fim da rodada.

Na próxima quinta-feira (14), o Brasil encara o Uruguai, na Arena da Amazônia, às 21h30. Se tivesse vencido neste domingo, já poderia ter chances de se garantir matematicamente na Copa. No mesmo dia, a seleção colombiana pega o Equador, novamente como mandante.

Neymar reclama durante partida entre Brasil e Colômbia
Neymar reclama durante partida entre Brasil e Colômbia - Luisa Gonzalez/Reuters

No Estádio Metropolitano, em Barranquilla, que pôde receber um público de até 75% de sua capacidade (desde que os presentes estivessem vacinados contra a Covid-19), o Brasil até teve mais posse de bola, mas não conseguiu converter em superioridade técnica.

Pelo contrário, os donos da casa tiveram mais chances claras de abrir o placar e finalizaram mais vezes do que os brasileiros (9 contra 8).

A pouca produtividade ofensiva do time de Tite ocorreu, em grande parte, pela fraca atuação de Neymar. O camisa 10 não teve uma posição fixa, com liberdade para atacar pelos dois lados. Porém, ele jogou principalmente centralizado e errou a maioria das jogadas que tentou. O atacante do Paris Saint-Germain não deu nenhum chute no confronto que tenha exigido grande esforço do goleiro Ospina.

Neymar ainda demonstrou bastante irritação ao longo do duelo. Durante boa parte do segundo tempo, ele discutiu com o zagueiro Mina, ex-Palmeiras e atualmente no Everton (ING). Em certo momento, a discussão chegou a ser tão calorosa que Tite quase entrou em campo para apartar.

No fim da partida, o defensor conversou com vários jogadores brasileiros no gramado e abraçou alguns deles, enquanto Neymar foi para o vestiário assim que ouviu o apito final, sem falar com ninguém.

Com o camisa 10 apagado, o goleiro Ospina só apareceu, de fato, nos minutos finais, sobretudo quando Antony e Raphinha entraram no jogo. Os garotos fizeram o Brasil ser mais objetivo próximo à grande área e quase chegar ao gol.

O atacante do Ajax (HOL) teve oportunidade cara a cara com Ospina, já nos acréscimos, mas o colombiano conseguiu grande defesa.

Do outro lado, Falcao e Quintero deram mais trabalho aos defensores brasileiros, mas também pecaram na hora de converter as chances criadas em gol. Mesmo com pressão nos minutos finais, de ambos os lados, o placar seguiu sem gols até o fim.

Como o Brasil está praticamente classificado para a Copa do Mundo e a campanha era perfeita até aqui, Tite tem usado os jogos pelas Eliminatórias para fazer testes, mas até agora eles não representaram evolução na maneira de o time jogar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.