Descrição de chapéu basquete

Brooklyn Nets afasta Kyrie Irving por recusa à vacina contra Covid-19

Norma de Nova York impedirá jogador de atuar em casa por sua equipe na NBA caso não se vacine

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O astro da NBA Kyrie Irving, armador do Brooklyn Nets, não terá permissão para jogar ou treinar com o time até que seja "elegível para ser um participante completo", disse a franquia de basquete nesta terça-feira (12).

Irving, 29, que publicamente se recusou a revelar seu status de vacinação contra a Covid-19, foi forçado a ficar de fora do primeiro jogo em casa da pré-temporada dos Nets na semana passada, contra o Milwaukee Bucks, pois foi listado como "inelegível" pela equipe.

Uma norma da cidade de Nova York exige prova de pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 para entrar em grandes espaços internos, como arenas esportivas.

Jogador com uniforme preto corre em quadra com logo da NBA
Integrante do trio de astros dos Nets, Kyrie Irving está afastado da equipe - Jared C. Tilton - 27.dez.20/AFP

"Dada a evolução da situação e após deliberação completa, decidimos que Kyrie Irving não jogará ou treinará com a equipe até que seja elegível para ser um participante completo", disse o gerente-geral dos Nets, Sean Marks, em comunicado da franquia.

"Kyrie fez uma escolha pessoal e respeitamos seu direito individual de escolha . Atualmente, a escolha restringe sua capacidade de ser um membro em tempo integral da equipe, e não permitiremos que nenhum membro de nossa equipe participe com disponibilidade em tempo parcial", completou.

Os Nets começarão sua campanha na temporada regular com partidas contra o Milwaukee Bucks e o Philadelphia 76ers antes de seu primeiro jogo em casa, no Barclays Center, contra o Charlotte Hornets, em 24 de outubro.

A equipe terminou a última temporada na segunda posição da Conferência Leste, apesar de ter obtido poucos minutos juntos do trio de astros formado por Irving, Kevin Durant e James Harden. Por causa principalmente de lesões, eles apareceram em apenas oito jogos da temporada regular juntos. Nos playoffs, Harden (tendão) e Irving (tornozelo) voltaram a perder jogos devido a lesões.

Desde 13 de setembro, o Barclays Center e o Madison Square Garden, o ginásio em que o New York Knicks joga, vêm exigindo que todos os seus empregados e todos os espectadores com idade acima dos 12 anos que não tenham isenções médicas ou religiosas exibam provas de que receberam pelo menos uma dose de vacina, a fim de cumprir uma ordem do prefeito de Nova York, Bill de Blasio, com relação a arenas de esportes.

Em San Francisco, uma exigência semelhante se aplica ao Chase Center, o ginásio em que o Golden State Warriors atua. As normas significam que os jogadores de Knicks, Nets e Warriors não poderão jogar nas 41 partidas que cada um desses times fará em casa durante a temporada regular se não estiverem vacinados, o que a NBA e o governo municipal de Nova York definem como pelo menos uma dose de vacina. No Chase Center, os jogadores precisarão estar integralmente vacinados.

A NBA disse que os clubes estão dispensados de pagar os salários dos jogadores por jogos dos quais eles não participem por não estarem vacinados —mais de 90% estão, segundo a liga. Para Irving, que está no terceiro ano de um contrato de quatro anos e US$ 136 milhões (R$ 752 milhões, na cotação atual), isso pode significar um prejuízo substancial.

Com Reuters e The New York Times

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.