Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2021

Desgaste físico é desafio do Palmeiras em duelo com o Ceará

Sequência de jogos entre Brasileiro e Libertadores preocupa técnico Abel Ferreira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Abel Ferreira é um crítico contumaz do calendário do futebol brasileiro. O técnico já classificou a situação como "insana", sobretudo por impactar o rendimento dos jogadores do Palmeiras.

Depois de vencer o Internacional no domingo (17), a equipe alviverde voltará a campo pelo Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (20) para encarar o Ceará, às 19h, em Fortaleza (o embate será exibido pelo Premiere). O treinador não descarta a possibilidade de poupar alguns jogadores que têm atuado com mais frequência.

"Com a insanidade de jogos que temos, é impossível que não haja lesões e não é possível que as equipes mantenham a intensidade o jogo todo", reclamou o português.

Abel Ferreira tem reclamado do calendário do futebol brasileiro
Abel Ferreira tem reclamado do calendário do futebol brasileiro - Cesar Greco - 12.mai.21/Ag. Palmeiras

Ele não costuma revelar com antecedência a formação que pretende escalar. Mas não será surpresa se atletas considerados titulares e peças importantes do elenco começarem o duelo no banco. Nos últimos 30 dias, o time fez nove jogos.

Os atletas que mais atuaram pelo Palmeiras nesta temporada são: Gustavo Scarpa e Wesley (46 partidas), Raphael Veiga (43), Danilo e Zé Rafael (40), Luan e Patrick de Paula (40) e Felipe Melo (39). Quase todos eles participaram do confronto com o Inter. Só Wesley ficou ausente na última rodada, suspenso, e volta a ficar à disposição.

Além disso, alguns jogadores também tiveram de se dividir entre defender o clube e suas seleções, como Weverton, Gustavo Gómez e Piquerez, incluídos nas convocações recentes para as Eliminatórias.

No Nacional, o time da zona oeste paulistana chegou a ficar cinco rodadas sem vencer até triunfar no último final de semana. Nesse período, acumulou três derrotas e dois empates, resultados que o afastaram da briga pelo título.

Apesar do bom resultado na última rodada, a distância para o líder Atlético-MG ainda é grande. São 13 pontos (56 a 43), com os alviverdes na quarta colocação.

Mais do que olhar a tabela, porém, o que busca Abel Ferreira é manter os jogadores em alto nível técnico e bem fisicamente para a decisão da Copa Libertadores, em 27 de novembro, contra o Flamengo. Até lá, haverá nove compromissos pelo Nacional.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.