Portugal vence Argentina na final da Copa do Mundo de futsal

Brasil fica com a terceira colocação após vitória sobre o Cazaquistão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Portugal venceu Argentina por 2 a 1 na final da Copa do Mundo de futsal. Era um título inédito para o país na competição e o primeiro de um europeu desde 2004, quando a Espanha foi campeã.

A competição, que deveria ter acontecido em 2020 e foi adiada por conta da pandemia e realizada na Lituânia.

Seleção de Portugal comemora título da Copa do Mundo de futsal
Seleção de Portugal comemora título da Copa do Mundo de futsal - @selecaoportugal no Twitter

A Argentina buscava o bicampeonato depois de ter faturado a taça em 2016, em torneio realizado na Colômbia.

Os gols de Portugal foram marcados por Pany. Claudino descontou para a Argentina, que pressionou nos minutos finais e chegou a acertar uma bola na trave.

Mais cedo, em disputa acirrada pelo terceira posição, Brasil levou a melhor contra o Cazaquistão. A seleção fechou o primeiro tempo perdendo de 1 a 0, mas virou na etapa final e venceu por 4 a 2..

Para a competição, o time brasileiro, que ficou sem jogar entre fevereiro de 2020 e setembro de 2021, teve apenas 30 dias de preparação entre treinos e amistosos.

Apesar de ser o país com mais títulos na modalidade –cinco pela Fifa (Federação Internacional de Futebol), em 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012 e dois pela Fifusa (Federação Internacional de Futebol de Salão), em 1982 e 1985–, o Brasil vive período conturbado com a equipe de futsal, que passou por mudanças de gestão da CBFS (Confederação Brasileira de Futsal) para a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), por problemas financeiros.

A primeira vez que a CBF interveio na gestão da seleção de futsal foi em 2017, depois do mundial de 2016, na Colômbia, do qual o Brasil foi eliminado ainda nas oitavas de final.

A pandemia e o consequente adiamento do mundial foram fatores que agravaram as dificuldades da seleção comandada pelo técnico Marquinhos Xavier.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.