Descrição de chapéu LGBTQIA+

Sou um jogador de futebol e sou gay, diz australiano Josh Cavallo

Atleta do Adelaide United é um dos raros que se declararam homossexuais na elite do esporte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Josh Cavallo, meio-campista australiano do Adelaide United, tornou-se o único jogador de futebol atualmente em atividade numa liga de elite nacional a se declarar gay publicamente.

Nesta quarta-feira (27), o atleta de 21 anos publicou um vídeo e um texto nas suas redes sociais em que diz se sentir finalmente confortável para falar sobre sua orientação sexual. "Eu sou um jogador de futebol e sou gay", resumiu.

"Foi uma jornada chegar a esse ponto da minha vida, mas eu não poderia estar mais feliz com a minha decisão de assumir", afirmou. "Tenho lutado contra minha sexualidade há mais de seis anos e estou feliz por poder deixar isso de lado."

Jogador com agasalho vermelho correndo em campo
Josh Cavallo, jogador de futebol do Adelaide United que declarou ser gay - @JoshuaCavallo no Twitter

Poucos jogadores na elite do futebol se declararam gays durante suas carreiras. Andy Brennan, que também atuou na primeira divisão da liga australiana, falou sobre o tema em 2019, ainda em atividade, quando já atuava num nível inferior.

Alguns outros revelaram sua orientação sexual após a aposentadoria. O mais famoso deles foi o alemão Thomas Hitzlsperger, que atuou em clubes como Aston Villa, Stuttgart, Lazio, West Ham, Wolfsburg e Everton e disputou a Copa do Mundo de 2006. Ele se aposentou em 2013 e um ano depois abordou o assunto publicamente.

Robbie Rogers, americano que atuou pelo Leeds, contou que é gay ao se aposentar, em 2013, e depois retornou a campo nos EUA com o LA Galaxy —inclusive venceu a MLS Cup.

"Sendo um jogador de futebol gay, tive que aprender a mascarar meus sentimentos para me encaixar no molde de um jogador de futebol profissional. Crescer sendo gay e jogar futebol eram apenas dois mundos que não se cruzavam antes. Eu vivi minha vida presumindo que esse era um assunto sobre o qual nunca se falaria", disse Cavallo.

O sindicato dos jogadores profissionais da Austrália afirmou que o gesto do atleta foi um "momento maravilhoso" para ele, o esporte e a comunidade LGBTQIA+.

Alguns jogadores renomados, como o espanhol Gerard Piqué, do Barcelona, e o francês Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid, compartilharam a publicação do australiano e o elogiaram. Perfis da Juventus, do Arsenal e do Barcelona, entre outros, fizeram o mesmo.

Cavallo, que também foi apoiado institucionalmente pelo seu clube, com decalarações de suporte do presidente, do treinador e de um companheiro de time, comentou o fato de que muitos outros atletas ainda precisam viver em silêncio sobre sua orientação sexual.

"Quero ajudar a mudar isso, mostrar que todos são bem-vindos no jogo de futebol e merecem o direito de serem autênticos", disse. "É espantoso saber que atualmente não há jogadores profissionais de futebol gays em atividade, não apenas na Austrália, mas em todo o mundo. Esperançosamente, isso mudará em um futuro próximo."

"À medida que o futebol continua se expandindo, quero ajudá-lo a evoluir ainda mais e deixar que outros jogadores na minha situação sintam que não estão sozinhos", completou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.