Gol de falta de Benítez evita derrota do São Paulo para o Fortaleza

Cobrança do meia, nos acréscimos, garante empate para o time de Rogério Ceni pelo Brasileiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

M​artín Benítez entrou em campo aos 25 minutos do 2º tempo. Era uma tentativa de dar mais criatividade e poder de finalização ao São Paulo. O meia, motivo de questionamentos a Hernán Crespo quando o argentino era técnico no Morumbi, decidiu.

Em uma cobrança de falta perfeita nos acréscimos, ele evitou a derrota do São Paulo e definiu o empate em 1 a 1 com o Fortaleza, na Arena Castelão, nesta quarta-feira (10).

Fortaleza e São Paulo empataram em 1 a 1 pelo Campeonato Brasileiro, no Castelão
Fortaleza e São Paulo empataram em 1 a 1 pelo Campeonato Brasileiro, no Castelão - Rubens Chiri/São Paulo FC

No problemático segundo semestre do São Paulo, uma das maiores pedras no sapato da equipe é o Fortaleza. A equipe nordestina havia ganhado no Morumbi no primeiro turno do Campeonato Brasileiro por 1 a 0 e ameaçava repetir a dose no Ceará.

O empate manteve o Fortaleza na disputa para permanecer no G4 e conquistar vaga direta para a fase de grupos para a próxima Copa Libertadores. A equipe chegou aos 49 pontos e está na quarta colocação. O São Paulo, apesar do alívio por ter evitado a derrota, não consegue se livrar da sombra do rebaixamento. Com 38, está em 14º lugar na tabela, a cinco pontos da zona de descenso.

Não foram apenas nos confrontos pelo Brasileiro que o Fortaleza levou a melhor sobre o rival. Antes disso, já o havia eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil. Empatou em 2 a 2 no Morumbi e venceu por 3 a 1 em casa.

Nas próximas duas rodadas, o São Paulo enfrenta rivais que estão na briga pelo título. No domingo (14), recebe o Flamengo, 3º colocado. Na quarta-feira (17), visita o vice-líder Palmeiras.

O confronto desta quarta marcou o retorno de Ceni a Fortaleza. Ele foi técnico da equipe entre 2018 e 2019, após deixar justamente o São Paulo. Também ficou em parte de 2020, até aceitar proposta para dirigir o Flamengo. Pelo Fortaleza, conquistou o título da Série B de 2018, a Copa do Nordeste de 2019 e Campeonato Cearense em 2019 e 2020.

O primeiro tempo no Castelão foi a reprise de outros jogos do São Paulo como visitante na temporada. Lento, previsível e sem imaginação no ataque, o time não conseguiu ameaçar o Fortaleza. O lado bom, para os paulistas, é que os donos da casa também não conseguiram criar nada.

Uma das principais opções de armação do Fortaleza era Lucas Lima, emprestado pelo Palmeiras para tentar reviver sua carreira no Nordeste.

No segundo tempo, os cearenses exploraram uma antiga deficiência do São Paulo: a lateral direita. Em jogada construída graças à insistência de Depietri por esse setor da defesa visitante, Robson completou para o gol.

O atacante, que já havia feito o gol da vitória no primeiro turno, passou pelo São Paulo em 2016, mas não anotou nenhuma vez com a camisa do clube do Morumbi.

O São Paulo conseguiu arremates de longe no segundo tempo, mas sem conseguir penetrar na área adversária. Um sinal da dificuldade ofensiva do time é que o atacante Luciano chegou à 10ª partida sem marcar.

Mesmo quando parecia que algo poderia dar certo para os são-paulinos, o VAR apareceu. Vitor Bueno entrou aos 35 do 2º tempo. Dois minutos depois, na primeira vez em que foi acionado, acertou chute e empatou. O lance foi anulado mais de um minuto depois por impedimento na cobrança de falta que deu origem à finalização.

Seria preciso um momento especial, de muita qualidade para evitar que o São Paulo fosse derrotado. Foi quando apareceu a categoria de Benítez que, de falta, deu números finais à partida e um ponto ao São Paulo na briga contra o rebaixamento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.