Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2021

Juiz suspende organizada do Grêmio e interdita arquibancada após invasão

Decisão é tomada depois de torcida vandalizar o VAR em partida contra o Palmeiras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após a torcida do Grêmio invadir o gramado do seu estádio no último domingo (31), em razão da derrota para o Palmeiras e da má fase do time, o clube terá de jogar sem torcida no clássico contra o Internacional neste sábado (6), às 19h. A equipe também teve parte de seu estádio interditado e viu suas organizadas serem suspensas.

A partida diante do rival está marcada para o Beira-Rio, casa colorada.

A decisão já foi tomada em dois âmbitos, tanto no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) como também pelo Juizado do Torcedor do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Primeiro, a Justiça Desportiva determinou na última terça-feira (3), em caráter liminar, que o Grêmio terá de jogar suas partidas de portões fechados e não terá direito a torcida nos jogos como visitante até que o episódio da invasão seja julgado —ainda não há data para isso acontecer.

Torcedores do Grêmio em confronto com as forças de segurança, no gramado da Arena do Grêmio
Torcedores do Grêmio em confronto com as forças de segurança, no gramado da Arena do Grêmio - Raul Pereira - 31.out.2021/AFP

Depois, nesta quinta-feira (4), o Juizado do Torcedor foi além: reiterou a proibição para a torcida gremista na partida, mas também suspendeu as torcidas organizadas tricolores e interditou a arquibancada norte da Arena do Grêmio.

"Não tenho dúvidas ao afirmar que os benefícios, limitados à possibilidade de estar no estádio, e assistir ao jogo, não compensam o risco a que pessoas inocentes poderão se ver submetidas", afirmou o juiz Marco Aurélio Martins Xavier, do Juizado.

Na vitória do Palmeiras sobre o Grêmio por 3 a 1, no último domingo, a torcida do Grêmio invadiu o campo após o apito final e destruiu a cabine do VAR. Só deixou o gramado após a chegada da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

Depois do encerramento do jogo, torcedores de Grêmio e Palmeiras também trocaram socos pela lateral da divisória que separava o público local e visitante. Por causa da barreira, não houve um confronto mais grave.

A revolta gremista aconteceu porque a equipe está ameaçada pelo rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

Além da derrota para o Palmeiras, nesta quarta (3) a equipe foi derrotada por 2 a 1 pelo Atlético-MG, favorito ao título, em Belo Horizonte.

O Grêmio atualmente está na penúltima colocação da tabela, com apenas 26 pontos em 28 jogos. Primeiro fora da zona de rebaixamento, o Bahia tem 33.

A equipe gremista tem mais dez partidas para disputar até o fim do Brasileiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.