Descrição de chapéu skate

Pâmela Rosa é bicampeã mundial de skate; Rayssa Leal é vice

Além da dobradinha no feminino, no masculino Lucas Rabelo ficou em segundo lugar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Atual campeã do mundo, a skatista brasileira Pâmela Rosa, 22, conquistou neste domingo (14) o seu segundo título da Street League, o Mundial de skate.

Em Jacksonville, na Flórida (Estados Unidos), Pâmela somou 21,8 pontos e venceu a compatriota Rayssa Leal, que fez 19,2 na decisão e ficou em segundo lugar.

Campeã em 2019, a brasileira chegou às Olimpíadas de Tóquio como favorita ao ouro, mas não conseguiu passar à final. Após ser eliminada nas semifinais dos Jogos, revelou que estava com uma grave lesão. Decidiu não passar por cirurgia para poder competir no Mundial e sagrou-se campeã.

Pâmela Rosa comemorando o título do Mundial de skate
Pâmela Rosa comemorando o título do Mundial de skate - Mike Ehrmann/AFP

Neste domingo, a final da Street League reuniu todo o pódio olímpico: Rayssa Leal, que foi prata, e as japonesas Momiji Nishiya (que ficou com o ouro em Tóquio) e Funa Nakayama (bronze mas Olimpíadas).

Tanto Pâmela quanto Rayssa foram até a última etapa da decisão, que reúne apenas as quatro melhores da decisão do torneio.

Em duas manobras, a atual campeã conseguiu virar o placar com a maior nota da competição (8,1) para ficar com o troféu.

Nas outras duas etapas da Street League disputadas até aqui, Pâmela não havia ido tão bem: ficou em quarto lugar em ambas, realizadas em Salt Lake City e Lake Havasu.

Já Rayssa havia vencido as duas, respectivamente em agosto e outubro, desempenho que fez com que chegasse na final em Jacksonville como líder e favorita.

Na disputa masculina, o brasileiro Lucas Rabelo, 22, ficou com o vice campeonato. O título ficou com Jagger Eaton, chegou para a competição como convidado.

Kelvin Hoefler, medalhista de prata em Tóquio, chegou à decisão, mas foi eliminado justamente por Rabelo e não avançou à última fase da decisão, da qual só participam os quatro melhores skatistas do dia.

Eaton foi o segundo estreante a conquistar a Mundial. O primeiro foi o próprio Kelvin, em 2015.

O Street League é disputado desde 2010 e, até aqui, o Brasil já havia ganhado três títulos mundiais.

Os dois primeiros vieram em 2015, quando Kelvin Hoefler (prata nas Olimpíadas de Tóquio) e Letícia Bufoni fizeram a dobradinha –na primeira vez que houve disputa feminina do título.

Bufoni acabou ficando de fora da final na edição de 2021. Ela compareceu neste domingo ao autódromo de Interlagos para acompanhar o GP de São Paulo de F1.

O terceiro título mundial veio justamente com Pâmela Rosa, em 2019, a última vez que o Mundial havia sido disputado até esta edição (em 2020, em razão da pandemia do coronavírus, o evento foi cancelado).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.