Uruguai demite Óscar Tabárez do comando da seleção após 15 anos

Treinador levou equipe à semifinal da Copa de 2010 e venceu a Copa América de 2011

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O mais longo trabalho de um técnico de seleções no futebol sul-americano foi interrompido. Óscar Washington Tabárez, 74, foi demitido pela Associação Uruguaia de Futebol depois de 15 anos como treinador do Uruguai. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (19).

Ainda não está definido quem será seu substituto. Diego Aguirre, do Internacional, é apontado como um dos candidatos.

Óscar Tábarez (no centro), orienta os jogadores antes do início da prorrogação contra Gana, nas quartas de final da Copa de 2010
Óscar Tábarez (no centro), orienta os jogadores antes do início da prorrogação contra Gana, nas quartas de final da Copa de 2010 - Franck Fife-2.jul.10/AFP

Tabárez foi dispensado após sequência de resultados ruins do Uruguai nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. A equipe perdeu os últimos quatro jogos e fez apenas um gol. Nas últimas cinco rodadas da competição, obteve apenas um ponto. A seleção está em 7º na tabela, mas a um ponto da 4ª posição, que dá vaga direta para o Mundial.

O último jogo do treinador à frente da Celeste foi na última terça-feira (16), uma derrota por 3 a 0 para a Bolívia, em La Paz.

Tabárez já balançava no cargo. Após a goleada por 4 a 1 sofrida diante do Brasil, em 4 de outubro, houve uma reunião dos dirigentes da associação de futebol para decidir se o trabalho deveria seguir ou não. Decidiu-se pela continuidade. Ele se recusou a declarar ter colocado o cargo à disposição ou se demitir.

Sob o seu comando, a seleção conseguiu seus melhores resultados nos últimos 50 anos.

Ele foi contratado em 2006, após o país ter falhado na busca de uma vaga para a Copa do Mundo da Alemanha. Imediatamente, apresentou um documento sobre como as seleções, desde a base até o profissional, deveriam treinar, jogar e o esquema tático que deveria ser implementado.

No Mundial de 2010, o Uruguai chegou à semifinal pela primeira vez depois de 1970 e o atacante Diego Forlán foi eleito o melhor jogador da competição. O resultado representou o renascimento uruguaio que, no ano seguinte, conquistaria a Copa América na Argentina.

Sob o comando de Tabárez, o país também foi às Copas de 2014 e 2018. No torneio realizado no Brasil, caiu nas oitavas de final. Na Rússia, chegou às quartas. Foi eliminado pela França, que depois seria campeã.

Antes disso, ele já havia dirigido a seleção no Mundial de Itália, em 1990. No total, o técnico apelidado de "Maestro" (Professor, em espanhol) dirigiu a equipe em 226 partidas. Venceu 109, empatou 57 e perdeu 60.

O Uruguai volta a jogar pelas Eliminatórias em 27 de janeiro, quando visita o Paraguai.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.