Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2021

Atlético-MG conquista o Campeonato Brasileiro após 50 anos

Time mineiro assegura a taça após virada sobre o Bahia nesta quinta (2)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O que era uma questão de tempo tornou-se realidade nesta quinta-feira (2). Cinquenta anos depois do primeiro título, o Atlético-MG conquistou novamente o Campeonato Brasileiro, o segundo da história do clube.

Com uma campanha histórica, a equipe mineira ficou com a taça após vencer o Bahia por 3 a 2, em Salvador, com uma virada impressionante, depois que o time baiano chegou a abrir dois gols de vantagem.

Na Fonte Nova, todos os gols saíram já no segundo tempo. E a virada atleticana começou a ser construída com um gol do artilheiro Hulk, aos 27 minutos, de pênalti. Depois, Keno marcou duas vezes, aos 28 e aos 32 minutos, para delírio dos atleticanos.

"Sou um torcedor também, não só jogador. Temos que festejar, 50 anos é muita coisa. Lutamos bastante, agora é só festejar", vibrou o artilheiro da noite.

Hulk, que despontou para o futebol no Vitória, ficou feliz por selar a conquista na Bahia. "Poder voltar aqui em Salvador, onde comecei e poder comemorar um título dessa grandeza... Quando mandaram a foto do troféu ontem [quarta], olhei à volta e falei que esse troféu tem tudo a ver com a gente", afirmou.

Já o técnico Cuca valorizou toda a temporada. "Nós tivemos um ano mágico, ainda temos um título para disputar com o Athletico. Mas, fizemos uma campanha maravilhosa na Libertadores, torcedor tem de ter orgulho, fomos campeões mineiros. E, ser campeão dessa forma aqui, era tudo o que a gente queria para coroar esse ano", disse.

A felicidade deles contrasta com a tristeza dos jogadores do Bahia. Luis Otávio e Gilberto haviam marcado para o time da casa, que luta contra o rebaixamento e permanece em 17º, na parte vermelha da tabela, com 40 pontos.

Ao somar 81 pontos, com 25 vitórias em 36 duelos, o time dirigido por Cuca não pode mais ser alcançado pelo Flamengo, que tem 70 pontos, com somente mais 9 possíveis para conquistar até o fim da competição.

Além da vantagem confortável, a pontuação dos atleticanos colocou a equipe com um desempenho superior ao obtido por dez dos outros 15 campeões brasileiros na era dos pontos corridos com 20 clubes.

Somente o Cruzeiro de 2014 (80), o Corinthians de 2015 (81), o Palmeiras de 2016 e de 2018 (ambos 80) e o Flamengo de 2019 (90) somaram mais pontos. Desses, os cariocas são os únicos que não podem ser superados pelo Atlético-MG, que ainda têm mais seis pontos a disputar até o fim da competição.

Jogadores do Atlético-MG comemoram o gol da virada sobre o Bahia, em Salvador
Jogadores do Atlético-MG comemoram o gol da virada sobre o Bahia, em Salvador - Divulgação/Atlético-MG

O reencontro com a torcida atleticana, no Mineirão, será no domingo (5), no duelo com o Red Bull Bragantino.

Jogar em casa, aliás, foi um fator determinante para os atleticanos. Afinal, o time defende atualmente uma série de 15 vitórias consecutivas como mandante, um recorde histórico no Nacional.

Isso sem deixar de pontuar fora de casa. O Atlético tem também o melhor aproveitamento como visitante, com 56% dos pontos conquistados. Na última rodada do Brasileiro, o adversário será o Grêmio, em Porto Alegre, no dia 9 —os gaúchos lutam contra o rebaixamento.

São números que refletem méritos defensivos, como a defesa menos vazada da competição, com 27 gols sofridos, além de um ataque poderoso, que conta inclusive com o artilheiro do campeonato, Hulk. Aos 35 anos, ele já balançou as redes 18 vezes.

Ele também é o goleador do time na temporada, com 33 gols, e uma das principais esperanças para a luta por mais um título. Nos dias 12 e 15 de dezembro, o time mineiro terá a decisão da Copa do Brasil, contra o Athletico.

Até lá, os torcedores atleticanos só querem saber de fazer festa. Aliás, nem dá para dizer que o grito de campeão estava entalado na garganta. Afinal, no domingo (28), depois da vitória sobre o Fluminense, os jogadores e até o técnico Cuca festejaram com a torcida no Mineirão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.