Há 120 anos, clubes se reuniram para fundar a primeira liga de 'foot-ball' do Brasil

Reunião em 18 de dezembro de 1901 contou com os cinco fundadores da Liga Paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quem acessa a Rua São Bento, no centro de São Paulo, e olha para o prédio à direita na esquina com a Rua José Bonifácio, talvez não saiba que ali foi fundada a primeira liga de clubes do futebol brasileiro.

Há 120 anos, no dia 18 (ou 19, a depender da fonte) de dezembro de 1901, cinco agremiações da capital paulista se reuniram no sobrado construído pelo brigadeiro Luiz Antonio para ratificar a criação da Liga Paulista de Foot-ball, entidade que organizaria, no ano seguinte, a edição inaugural do Campeonato Paulista.

O endereço escolhido para a reunião de fundação da liga funcionava como sede do Sport Club Internacional, um dos membros fundadores do coletivo.

Além dos anfitriões do casarão, estiveram representados no encontro fundacional o Club Athletico Paulistano, o Sport Club Germânia, a Associação Athletica Mackenzie College e o São Paulo Athletic Club (SPAC), este com a presença de Charles Miller, capitão da equipe.

"O edifício tinha vastas dependências –sala de leitura, sala de jogos, sala de esgrima, terraço para ginástica, barra-fixa, lançamento de dardos etc. Foi ali que se aconchegaram os sportsmen; foi ali fundada a Liga Paulista, de saudosa memória. Foi ali que se fundou (permitam a expressão) o foot-ball em São Paulo", escreveu o jornalista Antonio Figueiredo no livro "História do Foot-ball em S. Paulo", publicado em 1918.

Jogo do Campeonato Paulista de 1902, edição inaugural do estadual, no Velódromo, em São Paulo
Jogo do Campeonato Paulista de 1902, edição inaugural do estadual, no Velódromo, em São Paulo - Acervo do Centro Pró-Memória do Club Athletico Paulistano

Três dessas agremiações já haviam se reunido naquele mesmo endereço no dia 13 de dezembro, a fim de colocar no papel a criação da Liga Paulista, mas tanto o Mackenzie como o São Paulo Athletic não participaram do primeiro encontro.

"Na sede do Sport Club Internacional, realizou-se hontem as 8 1/2 horas da noite, uma reunião cujo fim era formar uma liga denominada: Liga Paulista de Foot-ball. A Liga será composta de differentes clubs, que concorrerão para o primeiro campeonato, que será por esta organizado. Em virtude de terem comparecido somente a esta reunião 3 clubs, ficou deliberado que a reunião definitiva se verificará quarta-feira, 18 do corrente", informou o Estado de S. Paulo em sua edição do dia 14.

No dia 18, portanto, foi redigida diante de todos os fundadores a versão original do estatuto que passaria a guiar o futebol paulista de clubes. Cada clube recebeu uma cópia do documento.

Contudo, de acordo com o jornalista Thomaz Mazzoni em seu livro "História do futebol no Brasil 1894-1950", a eleição da diretoria foi realizada – diferentemente do informado no jornal da época – no dia 19 de dezembro, data que marcaria então a fundação da liga, segundo o autor.

Independentemente da divergência nas datas, dessa reunião com todos os cinco clubes saiu a nomeação de Antônio Casemiro da Costa, dirigente do Internacional e um dos maiores entusiastas da criação da entidade, como o primeiro presidente da liga.

Ao assumir o comando do ainda incipiente futebol paulista, Costa encomendou bolas a um sapateiro da Rua Ipiranga e uma taça de prata, que seria entregue ao campeão estadual de 1902, a um ourives francês da Rua São Bento. O troféu, inclusive, levaria o nome do mandatário da entidade.

No ano seguinte, o estado de São Paulo (ou melhor, a cidade de São Paulo) assistiu ao primeiro Campeonato Paulista da história, também o primeiro estadual de futebol no Brasil.

Disputado pelas cinco equipes fundadoras da liga, o torneio teve o seu pontapé inicial dado em 3 de maio de 1902, no Parque da Antarctica Paulista, com vitória do Germânia sobre o Mackenzie por 2 a 1.

Disputado em pontos corridos, o campeonato consagrou como campeão o São Paulo Athletic Club, que venceu no dia 26 de outubro o jogo de desempate contra o Paulistano, pelo placar de 2 a 1, com dois gols de Charles Miller, que terminaria o Paulista como artilheiro, autor de dez tentos no certame.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.