Olimpíadas de Paris terão abertura inédita no rio Sena

Jogos de 2024 farão primeira cerimônia na história fora de um estádio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

RFI
RFI

A cidade de Paris, sede da Olimpíada de 2024, anunciou nesta segunda-feira (13) que sua festa de abertura de um dos maiores eventos esportivos do mundo acontecerá no rio Sena. Esta será a primeira vez na História que uma cerimônia de abertura dos Jogos de verão ocorrerá fora de um estádio.

Mais de 160 barcos com atletas de mais de 200 delegações desfilarão ao longo do rio da capital francesa por quase seis quilômetros. O trajeto vai da Ponte Austerlitz até a Ponte Iena, no coração de Paris, e o encerramento da cerimônia acontecerá na esplanada do Trocadero, em frente à Torre Eiffel.

Os organizadores esperam receber cerca de 600 mil pessoas, com parte do público nas margens do rio, em tribunas (com acesso pago) montadas para a ocasião. Outra parte do público terá acesso gratuito ao evento, que vai reproduzir um dos passeios turísticos mais famosos do mundo.

Simulação virtual da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris
Simulação virtual da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris - Reuters

"Esta será uma abertura inédita, de vanguarda. São muitas emoções, muito entusiasmo. A cerimônia de abertura será necessariamente a maior", disse Tony Estanguet, chefe dos Jogos de Paris-2024, ao lado da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, durante uma entrevista coletiva no final do Conselho de Administração do Comitê de Organização dos Jogos Olímpicos. O orçamento do evento é estimado em quase 4 bilhões de euros (R$ 25,55 bilhões, na cotação atual), a maior parte de fundos privados.

Oitenta telas gigantes serão instaladas ao longo do trajeto, para "para que todos os espectadores possam aproveitar o espetáculo", que deve durar mais de três horas. Diversas animações também estão previstas nas pontes situadas pelo caminho (cerca de 10, incluindo as célebres Pont Neuf, des Arts e Alexandre III). Os organizadores ainda não decidiram onde ficará a tocha olímpica, segundo Estanguet.

O presidente francês, Emmanuel Macron, oficializou o projeto em julho, às vésperas dos Jogos de Tóquio. As forças de segurança teriam tentado limitar o público em 250 mil pessoas, mas os organizadores e a prefeitura de Paris optaram por um número maior, cerca de 2 milhões de pessoas no projeto inicial, garantiu uma fonte próxima à prefeitura.

Em um comitê interministerial dedicado aos Jogos de Paris, que ocorreu há cerca de um mês no departamento de Seine-Saint-Denis, nos arredores de Paris, o primeiro-ministro francês, Jean Castex, pediu ao ministro do Interior, Gérald Darmanin, que formulasse "propostas" para a segurança do evento "até o fim do ano".

Quase 50 reuniões com todas as autoridades envolvidas, desde o ministério do Interior às instituições fluviais do Sena, passando pela prefeitura de Paris, foram necessárias para estudar a viabilidade do projeto.

Com informações da AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.