Descrição de chapéu skate

Torneio de skate 'raiz' volta a Florianópolis após 6 anos e ganha categoria feminina

Pedro Barros reúne 40 skatistas, entre promessas e veteranos, para evento em sua casa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nos seis anos de hiato do Red Bull Skate Generation, o esporte virou olímpico, ganhou novos campeonatos e debutou nos Jogos de Tóquio. O evento retorna a Florianópolis neste sábado (11) para se despedir da temporada 2021, além de celebrar as origens e seu caráter "raiz" em meio às mudanças vivenciadas pela cena desde 2015.

O Generation nasceu em 2010, no bowl (pista que remete ao formato de uma piscina) construído pela família de Pedro Barros no quintal de sua casa na capital catarinense.

O anfitrião, então com 15 anos e já um fenômeno das pistas, passou a receber lendas do esporte e atletas de diferentes gerações para uma competição mundial em clima familiar. Criou-se uma tradição repetida em 2012, 2013, 2014 e 2015.

Skatista faz manobra em bowl, observado pelo público
Pedro Barros, o dono da pista, em ação no Red Bull Skate Generation em 2014 - Marcelo Maragni - 5.abr.14/Red Bull Content Pool

As cinco edições ampliaram a projeção do bairro Rio Tavares, que fica ao sul da ilha, como celeiro e refúgio dos skatistas adeptos dos bowls. O park, uma das duas modalidades olímpicas, é disputado em pista de formato semelhante.

A presença de nomes históricos, entre eles Sandro Dias, Steve Caballero e Omar Hassan, ajudou a consolidar o torneio como um dos mais badalados do calendário nacional. Campeão olímpico, o australiano Keegan Palmer participou da edição de 2014, aos 11 anos.

Em 2021, o Generation volta ao seu local de origem, a casa de um skatista renomado que agora também é medalhista olímpico: Pedro Barros, 26, conquistou a prata no park em Tóquio.

A competição será disputada por oito equipes, e cada uma delas contará com cinco skatistas de três categorias: "Under 21" (até 21 anos), "The 90’s" (entre 22 e 30 anos) e "OG’s" (acima dos 30 anos). Pela primeira vez, haverá divisão entre homens e mulheres na "Under 21" e na "The 90’s", o que garantirá presença feminina expressiva e inédita no evento.

A catarinense Yndiara Asp, 24, que disputou os Jogos de Tóquio-2020, conheceu o Generation em 2012, quando viu a americana Lizzie Armanto em ação na sua vizinhança. "Era a única mulher no meio dos caras", relembra.

Naquela época, Yndi iniciava sua trajetória sobre as rodinhas. "Aquilo mexeu muito comigo e fez eu me apaixonar por esse mundo. O Generation é a essência do skate porque junta várias gerações. É isso que a gente vive no dia a dia, nas nossas sessões têm várias pessoas de tudo quanto é idade e lugar. Todo o mundo compartilhando a sessão e vibrando um pelo outro", afirma.

Yndiara segura o skate ao lado do corpo e posa para foto em frente a pista
Yndiara Asp, que também construiu uma pista em sua casa em Florianópolis e tornou-se embaixadora do evento - Anderson Coelho - 22.jun.21/Folhapress

Três anos mais tarde, quando já disputava torneios, a catarinense também quis participar do evento, mas na época não existia uma categoria feminina. Ela se juntou a três amigas da cena local, Isadora Pacheco, Emily Antunes e Leticia Gonçalves, e organizaram uma manifestação com pedidos de inclusão das mulheres.

"Lembro exatamente como foi. A gente estava na casa da Isadora Pacheco e decidiu fazer uns cartazes. Queríamos escrever não só em português, porque lá tinham gringos também, mas nem sabíamos direito como escrever em inglês. Escrevemos errado, mas na hora um monte de mulher que estava no evento entrou na 'vibe' e nos deu forças", conta Yndi, hoje uma das embaixadoras do Generation.

Skatistas mostram cartazes em frente a pista de skate
Skatistas pedem a inclusão de categoria feminina no evento - Arquivo pessoal

As quatro amigas estarão reunidas novamente na edição deste ano, mas desta vez sem cartazes e do lado de dentro da pista. Poderão celebrar a conquista do espaço e o aumento de representatividade do skate feminino no Brasil, principalmente após as Olimpíadas.

"Tem uma grande quantidade de meninas de todas as idades começando e se apaixonando pelo skate. Várias pessoas que queriam ter andado quando eram mais novas falam que na época delas só tinha menino e agora estão começando a andar por nossa causa. Está sendo uma coisa muito bonita de se ver, uma revolução para o esporte e o skate feminino", diz.

Além de Yndi e Isadora, Dora Varella, que também disputou o torneio feminino de park nos Jogos de Tóquio, participará do Generation. Os três representantes olímpicos do Brasil no park masculino, Pedro Barros, Luizinho Francisco e Pedro Quintas, estão confirmados.

O evento contará ainda com vários jovens fenômenos do esporte. Entre eles estão o paranaense Gui Khury, 12, primeiro skatista a acertar uma manobra de 1.080° (três giros completos) numa competição de vertical, e a americana Minna Stess, 15.

André Mariano, 18, irmão de Luizinho e que acabou de vencer o STU Open no Rio de Janeiro, está cada vez mais inserido na elite do park e competirá novamente ao lado do irmão, quarto colocado no Japão.

Durante o STU, no último fim de semana, Pedro Barros levou um susto ao cair e bater a cabeça. Ele precisou se retirar da competição —ainda terminou na segunda posição—​ e foi encaminhado a um hospital, mas já está bem e confirmado para participar do evento no quintal de casa.

A edição 2021 do Generation será restrita a convidados e terá transmissão ao vivo na Red Bull TV a partir das 10h deste sábado. O SporTV exibe o evento a partir das 15h.

Skatista 'voa' durante uma manobra em bowl
Campeão olímpico de park em 2021, Keegan Palmer participou do Red Bull Skate Generation de 2014 em Florianópolis - Marcelo Maragni - 4.abr.21/Red Bull Content Pool

Veja a lista dos skatistas participantes

Under 21

Feminino: Isa Pacheco (BRA), Lua Vicente (BRA), Manuela Vasques Correa (CHL), Maitê Demantova (BRA), Minna Stess (EUA), Raicca Ventura (BRA), Ruby Lilley (EUA) e Victoria Bassi (BRA)

Masculino: Ale Mazzara (ITA), André Mariano (BRA), Gui Khury (BRA), Kalani Konig (BRA), Luigi Cini (BRA), Pedro Quintas (BRA), Pedro Carvalho (BRA) e Weslley Alves (BRA)

The 90's

Feminino: Yndiara Asp (BRA), Allysha Le (EUA), Bia Sodre (BRA), Camila Borges (BRA), Dora Varella (BRA)*, Emily Antunes (BRA), Evelyn Marysol Enrique (ARG) e Leticia Gonçalves (BRA)

Masculino: Pedro Barros (BRA), Augusto Akio Japinha (BRA)*, Alex Sorgente (EUA), Felipe Foguinho (BRA), Johny Gasparotto (BRA), Luiz Francisco (BRA), Marlon Silva (BRA) e Murilo Peres (BRA)

OG’s

Alain Goikoetxea (ESP), Ladas Amarilla (ARG), Miguel Catarina (BRA), Omar Hassan (EUA), Otavio Neto (BRA), Rune Glifberg (DIN), Sandro Dias (BRA) e Spiro Constantino (CHI).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.