Descrição de chapéu Futebol Internacional África

Copa Africana muda local de jogo após tragédia em estádio camaronês

Governo e organização do torneio sofrem cobranças por tumulto que causou 8 mortes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Yaoundé | Reuters

O próximo jogo da Copa Africana de Nações marcado para o estádio Olembe, em Yaoundé, capital de Camarões, será transferido para outro local, disse nesta terça-feira (25) o presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Patrice Motsepe.

Oito pessoas morreram após a eclosão de um tumulto no estádio nesta segunda (24) durante partida entre Camarões e Comores, pelas oitavas de final do principal torneio da África.

Estava na programação do estádio de 60 mil lugares uma partida das quartas de final, no domingo (30). Agora, o jogo em questão, que ainda não teve os participantes definidos, será disputado no estádio Ahmadou Ahidjo, também em Yaoundé.

Homem de terno com a cabeça baixa atrás de uma mesa na qual há uma bola de futebol
O presidente da confederação africana, Patrice Motsepe, presta homenagem às vítimas da tragédia no estádio - Kenzo Tribouillard/AFP

O recém-concluído estádio Olembe ainda tem em sua agenda uma semifinal em 3 de fevereiro e a final em 6 de fevereiro. Mas Motsepe sugeriu que, a menos que as autoridades locais garantam maior segurança, eles também poderão ser transferidos.

Motsepe afirmou que a CAF estava pedindo uma explicação do comitê organizador e do governo de Camarões sobre a causa do tumulto e por que os portões do estádio, que deveriam ter sido abertos durante a confusão, foram fechados.

"Queremos medidas urgentes para garantir que isso não aconteça novamente e um relatório até sexta-feira para explicar o que deu errado", disse o dirigente. "Claramente, houve deficiências, falhas e fragilidades. Houve problemas que deveriam ter sido previstos."

Motsepe declarou ainda que foi discutido um adiamento dos dois jogos desta terça-feira do torneio, mas a decisão foi por levá-los adiante.

Além dos oito mortos, 38 pessoas ficaram feridas quando torcedores tentaram forçar a entrada no estádio. Motsepe disse que visitou os feridos e que sete continuam hospitalizados.

A tragédia vem como um duro golpe para o torneio, que já estava sob escrutínio por problemas de preparação. Além disso, a pandemia e a insegurança causada por uma insurgência separatista no país prejudicaram a organização.

O governo ainda não deu nenhuma informação sobre a causa da aglomeração ou se os torcedores foram autorizados a entrar no estádio sem ingressos. Também não está claro por que a partida foi adiante, com a vitória da seleção da casa por 2 a 1, após o desastre.

Após uma baixa participação nos jogos iniciais do torneio, as autoridades camaronesas abriram os portões dos estádios, organizaram transportes de massa e distribuíram ingressos gratuitos para atrair torcedores aos jogos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.