Descrição de chapéu tênis

Djokovic passou oito horas detido, a maior parte delas incomunicável, dizem advogados

Tenista segue alojado em hotel usado pela autoridade migratória australiana em Melbourne

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | AFP

As autoridades fronteiriças da Austrália detiveram o tenista Novak Djokovic por oito horas no aeroporto de Melbourne, onde ele passou a maior parte do tempo incomunicável, antes de cancelarem seu visto e enviá-lo a um hotel de quarentena, relataram seus advogados neste sábado (8).

Seus representantes afirmaram em um documento apresentado em um tribunal que o atleta obteve uma isenção para não se vacinar contra a Covid-19 por ter recebido resultado positivo para o vírus em um teste em dezembro.

Djokovic, de camiseta verde e raquete em uma das mãos, gesticula em discussão durante a final do Australian Open de 2020
Djokovic durante final do Australian Open de 2020 - Greg Wood - 2.fev.2020/AFP

"A data do primeiro teste de Covid PCR positivo foi em 16 de dezembro de 2021", declararam seus representantes neste documento apresentado ao tribunal federal para tentar anular a rejeição de seu visto de entrada na Austrália.

Nesse mesmo dia e no dia seguinte, o jogador compareceu a atos públicos sem máscara.

Djokovic, número um do tênis mundial, que pousou na quarta-feira (5) à noite em Melbourne, após uma viagem de 25 horas com conexão em Dubai, pediu tempo para descansar e para falar com seus advogados na manhã seguinte, disseram seus representantes legais.

No entanto, embora as autoridades migratórias tenham concordado inicialmente, seus superiores pressionaram o tenista para que tomasse uma decisão imediata.

A entrada de estrangeiros na Austrália está proibida, com poucas exceções. Os viajantes que conseguirem um visto devem ter um esquema de vacinação completo contra a Covid-19 ou uma licença médica.

A estrela do tênis está detida desde a manhã de quinta-feira (6), apesar de seu pedido para ser transferido a outro local que lhe permita treinar antes do Australian Open.

Embora o tenista tenha conseguido uma prorrogação para evitar sua deportação, não está claro se o processo permitirá que participe do torneio, que é disputado entre 17 e 30 de janeiro e que Djokovic já ganhou nove vezes.

Com Covid em ato público

Após receber a confirmação da infecção pelo coronavírus em 16 de dezembro, Djokovic compareceu no dia seguinte, sem máscara, a uma cerimônia para jovens jogadores em Belgrado, segundo uma publicação da federação local de tênis.

Em comunicado emitido em 17 de dezembro, a federação de tênis de Belgrado anunciou em sua página do Facebook que "o melhor tenista do planeta e detentor de 20 títulos de Grand Slam" entregou as taças e os diplomas aos jovens vencedores da capital sérvia na temporada 2021.

"Apenas os meninos premiados compareceram à entrega das taças no Centro de Tênis Novak de Dorcol (Belgrado), devido às medidas sanitárias relacionadas à pandemia de coronavírus", destaca o comunicado.

A publicação contém várias fotos de Novak Djokovic, que posa com funcionários da federação e cerca de 20 adolescentes. Nenhum deles usava máscara de proteção.

No dia anterior —o dia de seu teste positivo—, Djokoic participou de outro ato público: a apresentação de um selo com sua imagem. O tenista publicou uma foto do momento no Instagram.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.