Descrição de chapéu Rússia

Morre Vadim Khamuttskikh, dono de três medalhas olímpicas no vôlei

Vitorioso como levantador, russo sofre parada cardíaca aos 52 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Morreu na sexta-feira (31), aos 52 anos, o ex-jogador de vôlei russo Vadim Khamuttskikh. Pela seleção, ele foi campeão mundial em 1999 e conquistou três medalhas olímpicas: prata em Sydney-2000 e bronze em Atenas-2004 e Pequim-2008.

Khamuttskikh atuava havia seis temporadas como treinador do Belogorie Belgorod, time pelo qual havia conquistado duas Champions League da modalidade e sete títulos nacionais como levantador. De acordo com Gennady Shipulin, vice-presidente da Federação Russa de Vôlei, a causa da morte foi uma parada cardíaca sofrida pouco antes da virada do ano.

Vadim Khamuttskikh, treinador do Belogorie Belgorod, dono de três medalhas olímpicas pela Rússia no vôlei, que morreu aos 52 anos, em 31/12/2021
Vadim Khamuttskikh vinha trabalhando como treinador - Divulgação/Belogorie Belgorod

"Morreu o homenageado mestre do esporte, lendário jogador, treinador e excelente pessoa Vadim Anatolyevich Khamuttskikh. Esta é uma perda irreparável para todo o voleibol russo e mundial. Condolências à família e aos amigos", diz comunicado publicado no site oficial do clube e compartilhado pela seleção russa de vôlei.

O corpo de Khamuttskikh será velado no ginásio do Belogorie Belgorod e sepultado no dia 4 de janeiro.

"Era um cara maravilhoso. Todos nós o amávamos, toda a cidade e todo o país. Foi uma grande figura do voleibol, ótima pessoa e ótimo jogador. Sempre deu o seu melhor. Estamos muito, muito tristes. É uma perda enorme", declarou Gennady Shipulin à agência de notícias russa RIA Novosti.

Vadim Khamuttskikh defendeu as cores da seleção russa de vôlei em 237 partidas oficiais. Uma curiosidade que marcou a carreira do jogador foi a utilização do apelido "Borodá" ("Barba") em seus uniformes durante as disputas das competições nacionais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.