Descrição de chapéu tênis

Novax Djocovid: internet reage a detenção de tenista na Austrália

Apelido ganha as redes e usuários fazem brincadeira com filme de Tom Hanks

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A proibição da entrada de Novak Djokovic na Austrália em razão de não haver cumprido os requisitos sanitários de acesso ao país fez com que a internet explodisse em memes e piadas envolvendo o tenista sérvio.

Após o episódio, o apelido Novax Djocovid ("Novax" é um trocadilho para "sem vacina", em inglês) tomou conta das redes sociais e ganhou inclusive uma hashtag.

O sérvio Novak Djokovic é o atual campeão do Australian Open
O sérvio Novak Djokovic é o atual campeão do Australian Open - William West - 21.fev.2021/AFP

Sérgio Rodrigues, colunista da Folha, classificou o apelido como um dos melhores do esporte.

"Será Novax Djocovid o mais perfeito apelido da história dos esportes? Será sim.", publicou o escritor no Twitter.

"Novax Djocovid. É isso. As redes sociais atingiram o ápice. Não é preciso fazer login nunca mais. #NovaxDjocovid", postou um outro perfil no Twitter.

Usuários das redes também publicaram memes e fizeram brincadeiras associando Djokovic ao filme "O Terminal", de 2004 e estrelado por Tom Hanks, no qual seu personagem fica preso em um terminal de aeroporto dos Estados Unidos por ter sua entrada no país negada pelas autoridades locais.

Hanks também não consegue retornar ao seu país de origem, a fictícia Krakhozia, que passa por uma revolução.

Há quem tenha envolvido até outros tenistas na brincadeira. Em uma outra publicação no Twitter, um usuário postou uma montagem de Roger Federer como o agente de imigração responsável por barrar o sérvio no aeroporto de Melbourne.

Atual campeão do Australian Open e número 1 do mundo, Novak Djokovic está no centro de uma polêmica por não revelar se foi imunizado contra o novo coronavírus, além de ter buscado uma autorização especial a fim de disputar o torneio, no qual ele buscaria seu 21º título de Grand Slam para se isolar como o maior vencedor —atualmente, ele está empatado com Rafael Nadal e Roger Federer.

Diversas autoridades australianas passaram as últimas semanas afirmando que o sérvio só poderia entrar no país caso fosse vacinado. Porém a organização do evento concedeu a ele uma exceção médica, numa decisão tomada em conjunto com autoridades de saúde do governo de Victoria.

Apesar disso, quando desembarcou no país, foi barrado pelo serviço federal da alfândega. De acordo com a imprensa australiana, um membro da equipe de Djokovic solicitou um tipo de visto para a sua entrada no país que não se aplica a quem recebeu a dispensa da vacina.

Após constatar o erro, o departamento federal de fronteiras entrou em contato com o governo estadual de Victoria, parceiro na organização do torneio, para tentar resolver o problema ainda durante o voo no qual o atleta estava, mas a tentativa de contato não recebeu retorno positivo.

O atleta está agora em um hotel de quarentena em Melbourne. Seus advogados conseguiram um acordo para ele ficar no país pelo menos até uma audiência marcada para a segunda-feira (10), na qual esperam derrubar a proibição do governo federal sobre a entrada.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.