Pequim inicia operação da 'bolha olímpica' a um mês dos Jogos de Inverno

Milhares de trabalhadores das Olimpíadas passaram a viver em 'circuito fechado' nesta terça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pequim e São Paulo | AFP

Pequim deu início nesta terça-feira (4) à operação de parte da "bolha" dos Jogos Olímpicos de Inverno, ao finalizar os preparativos dos locais, transporte e pessoal para o megaevento esportivo.

A partir desta terça, milhares de trabalhadores dos Jogos —voluntários, zeladores, cozinheiros e motoristas— ficarão isolados durante semanas no chamado "circuito fechado", sem qualquer contato físico com o exterior.

A China, onde o coronavírus surgiu no fim de 2019, mantém uma estratégia de tolerância zero com a Covid-19. Agora, segue a mesma política para limitar o impacto potencial da pandemia nos Jogos de Inverno, que serão disputados de 4 a 20 de fevereiro, e nas subsequentes Paralimpíadas.

Os anéis olímpicos em grade à frente de uma montanha de neve
Local de competição do esqui alpino nos Jogos de Pequim-2022 - Tingshu Wang - 17.dez.21/Reuters

As medidas adotadas pelo regime chinês diferem das adotadas nos Jogos de Verão de Tóquio, que permitiram mais mobilidade para voluntários e outros trabalhadores após um isolamento inicial.

A imprensa internacional e cerca de 3.000 atletas devem começar a chegar à capital chinesa nas próximas semanas e permanecerão na bolha do momento de sua chegada até a saída do país.

Para entrar na bolha, será preciso estar com o esquema de vacinação completo, ou ter respeitado uma quarentena de 21 dias ao desembarcar na China. Todos dentro dela serão submetidos a testes diários e deverão usar máscara o tempo todo.

A primeira equipe do Comitê Olímpico do Brasil deverá chegar no dia 24, com os primeiros atletas desembarcando cinco dias depois. A previsão é de que o país tenha de 10 a 14 participantes nos Jogos.

"O maior desafio logístico é o tempo curto entre a definição oficial dos classificados, que só sai no dia 17 de janeiro, e o início da competição. Apesar de já estarmos acostumados com esse tipo de prazo, Pequim tem a peculiaridade de ser realizado em um contexto pandêmico, com muitas restrições de deslocamento", disse Anders Pettersson, chefe da delegação brasileira.

"Apenas 17 companhias aéreas estão habilitadas a oferecer voos para Pequim no período dos Jogos, saindo de apenas quatro aeroportos até o momento. Então, é um verdadeiro quebra-cabeça que o COB está montando para oferecer a melhor estrutura possível aos atletas e oficiais", completou.

Na última semana de 2021, a China registrou a maior contagem de casos de Covid-19 para um período de sete dias desde a primeira onda da pandemia. A média diária havia batido os 200 casos.

O chefe do Departamento de Imprensa do Comitê Organizador dos Jogos, Zhao Weidong, disse recentemente à AFP que Pequim está "totalmente preparada".

"Hotéis, transporte, hospedagem, assim como nossos projetos Olímpicos no âmbito científico e tecnológico estão prontos", acrescentou Zhao.

O público local será admitido e não fará parte do "circuito fechado", mas os organizadores deverão garantir que os torcedores não interajam com os atletas, nem com outras pessoas de dentro da bolha.

Ao deixá-la, quem vive na China também precisará entrar em quarentena antes de voltar para casa.

Os jornalistas da AFP em Pequim viram trabalhadores erguendo cercas de arame, vigiadas por guardas em meio às baixas temperaturas do inverno. A maioria dos locais de provas fica fora da capital.

Diplomatas na China disseram à AFP que as medidas parecem tão impenetráveis que temem não poder oferecer assistência aos seus nacionais dentro da bolha.

Regras para a bolha de Pequim

- Quem estiver completamente vacinado não precisa fazer quarentena

- Não será obrigatório, mas as autoridades chinesas estão incentivando a dose de reforço

- Quem não estiver vacinado precisará ficar em isolamento 21 dias antes de entrar na bolha

- Só poderão ser frequentados locais oficiais de Jogos, usando apenas o transporte oficial, que terá espaços exclusivos (como vagões específicos) para os credenciados para Pequim 2022 mesmo nos trens públicos

- Não será permitido nenhum contato com pessoas de fora da bolha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.