Descrição de chapéu Seleção Brasileira

Pressão do governo funciona e Equador x Brasil terá 50% de torcida

Presidência apelou ao órgão de saúde do país para a liberação do público no jogo desta quinta (27)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A pressão do governo equatoriano sobre o órgão de saúde do país que monitora a pandemia funcionou e o duelo entre Equador e Brasil nesta quinta-feira (27), em Quito, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, terá 50% de público no estádio Rodrigo Paz Delgado.

Na última segunda-feira (24), o COE (Comitê de Operações de Emergência) havia vetado a presença de torcedores em razão do avanço da variante ômicron.

Torcedores do Equador fazem festa no duelo com a Venezuela, em Quito, pelas Eliminatórias
Torcedores do Equador fazem festa no duelo com a Venezuela, em Quito, pelas Eliminatórias - Dolores Ochoa - 11.nov.2021/AFP

Na terça (25), a Federação de Futebol do Equador classificou como errada a decisão de tirar o público do confronto e pediu a revisão do veto. Os equatorianos, que estão na terceira colocação nas Eliminatórias, buscam confirmar a vaga no Mundial do Qatar.

Técnico da equipe, o argentino Gustavo Alfaro disse que a notícia da ausência de torcida representou um impacto muito duro no grupo de atletas, que contava com o apoio de seus torcedores.

A FEF argumentou que cumpriu seu plano de biossegurança nos estádios com "excelentes resultados" e que "deixaria o Equador em uma situação muito ruim se o país se tornar o único da região a jogar sem público". A entidade havia solicitado uma capacidade de 60% para o jogo.

Após apelo do presidente do país, Guilherme Lasso, para que o COE revisse a proibição de torcedores no duelo, uma reunião com o órgão e a Federação Equatoriana de Futebol foi convocada para esta quarta e determinou a liberação de metade da capacidade do estádio Rodrigo Paz Delgado (que comporta um total de aproximadamente 40 mil pessoas).

"Obrigado pelo apoio de sempre a todos os equatorianos. Sigamos respeitando os protocolos e nos cuidando. Nos vemos no estádio", publicou a federação em suas redes sociais, celebrando a decisão do COE.

Terceiro colocado nas Eliminatórias, o Equador tem 23 pontos. Brasil, com 35, e Argentina, com 29, já estão classificados para a Copa do Mundo no Qatar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.