Descrição de chapéu Futebol Internacional

Torneio colegial do Japão viraliza com gols inusitados e time da ciranda

Centenária, competição de futebol tem produzido lances que ganharam a internet

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Falta próxima da área, os jogadores do Takagawa Gakuen já sabem: hora de fazer a cirandinha.

O lance que correu o mundo do esporte na última semana, registrado em um torneio colegial do Japão, não viralizou apenas pela forma inusitada de o time se movimentar na bola parada ofensiva mas porque a aparente brincadeira deu certo e resultou em gol. Não foi o único.

Dias depois, contra outro adversário, jogadores do Gakuen repetiram a ciranda dentro da grande área, e, ainda que o gol não tenha saído diretamente do cruzamento, os atletas aproveitaram o rebote para marcar mais uma vez. De novo, chamaram a atenção com a jogada esquisita que terminou com bola no fundo da rede.

Jogadores do Takagawa Gakuen fazem ciranda dentro da grande área na bola parada ofensiva
Jogadores do Takagawa Gakuen fazem ciranda dentro da grande área na bola parada ofensiva - Takagawa Gakuen/Divulgação

Quem também extrapolou as fronteiras do Japão foi Ryutsu Keizai, que demorou simplesmente 34 segundos para iniciar a corrida em uma cobrança de pênalti. Quando enfim correu para a bola, Keizai chutou com categoria, deslocando o goleiro e marcando o gol.

Lances como esses têm feito com que outros países conheçam o Campeonato Nacional de Futebol de Escolas Secundárias, competição tradicional do esporte local que reúne 96 participantes, a maioria deles colégios japoneses.

Se para o exterior o torneio é uma novidade, no próprio Japão, porém, o campeonato é extremamente popular. Transmitido na TV aberta, angaria por vezes mais audiência do que jogos da J-League, a primeira divisão do futebol nacional, que tem suas partidas televisadas somente em canais a cabo.

Informações sobre as disputas entre colégios constam no site da Federação Japonesa de Futebol, com registros das partidas, atletas inscritos e estatísticas.

O Campeonato Nacional de Futebol de Escolas Secundárias é disputado desde 1917, mais antigo até do que a Copa do Imperador, competição profissional que ocorre há mais tempo no Japão. O torneio colegial só foi interrompido pela Segunda Guerra e está em sua centésima edição.

Os gols que foram reproduzidos por programas esportivos de todo o planeta nos últimos dias mostram arquibancadas com bom público e torcedores uniformizados. Um ambiente que remete aos torneios universitários dos Estados Unidos.

Jogadores que se destacam na disputa colegial podem ganhar contratos em clubes profissionais do país. Foi o que aconteceu, por exemplo, com Shinji Okazaki, atacante que disputou três Copas do Mundo com a seleção japonesa e foi campeão inglês com o Leicester City na temporada 2015/16.

"É uma competição capaz de mudar a vida de quem aspira a jogar nesse estágio [profissional]", disse Okazaki, hoje com 35 anos, ao site da federação japonesa.

Dividido em três categorias (colegial masculino, colegial feminino e sub-18 feminino) e com jogos de 80 minutos (40 em cada tempo), o torneio tem ingressos a cerca de R$ 244 para as semifinais e finais, que ocorrerão na próxima semana.

A decisão acontece no dia 10, no Estádio Olímpico de Tóquio, que sediou as cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas e das Paralimpíadas, disputadas no ano passado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.