Descrição de chapéu Futebol Internacional

Barcelona empata com o Napoli em retorno à 'segunda divisão' da Europa

Acostumado a jogar a Champions, clube não disputava a Europa League desde 2003

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Eram tempos tão diferentes que Xavi e Ronaldinho Gaúcho ainda jogavam pelo Barcelona. Foi na temporada 2003/2004 a última vez em que a equipe catalã disputou uma partida na "segunda divisão" das competições europeias.

Nesta quinta-feira (17), pela Europa League, o Barça enfrentou o Napoli e empatou em 1 a 1, no Camp Nou.

Zielinzki abriu o placar para os italianos aos 28 minutos do primeiro tempo, após um rebote de Ter Stegen. Aos 13 do segundo tempo, Ferrán Torres empatou para o Barcelona, de pênalti.

A partida de volta será disputada na próxima quinta-feira (24), às 17h, no estádio Diego Armando Maradona.

Traoré, do Barcelona, disputa a bola com Juan Jesus, do Napoli, no Camp Nou
Traoré, do Barcelona, disputa a bola com Juan Jesus, do Napoli, no Camp Nou - Josep Lago/AFP

Há quase uma década, o Barcelona jogava a Copa da Uefa (que depois se transformou na Europa League) após um péssimo Campeonato Espanhol na temporada 2002/2003.

O clube havia terminado na sexta colocação e resolveu fazer uma reconstrução: demitiu o técnico Louis van Gaal e trouxe reforços como Ronaldinho, Rafa Márquez, Ricardo Quaresma e Edgar Davids, além da promoção de Andrés Iniesta à equipe principal.

Nesta quinta, pode-se dizer que a história é semelhante, embora a repaginada no time não tenha sido causada pelos resultados em campo, mas pela gestão fora dele.

Afundado em dívidas, o Barcelona teve de abrir mão de Lionel Messi, que rumou ao PSG, e iniciou a temporada com desempenho fraco, eliminado já na fase de grupos da Champions League.

Para tentar se reconstruir, a equipe também mudou o técnico. Veio o ídolo Xavi, sob a proposta de potencializar os talentos de jogadores jovens, somando esses nomes à chegada de reforços pontuais, como o brasileiro Daniel Alves, que não está inscrito na Europa League.

Por conta dos resultados, o presidente Joan Laporta foi ao mercado e trouxe outros jogadores, como Aubameyang e Adama Traoré, vindos de Arsenal e Wolverhampton, respectivamente, ambos da Premier League.

Se a reconstrução de 18 anos atrás pode trazer algum alento é o de que os resultados começaram a vir já na primeira temporada. O Barcelona foi eliminado nas oitavas de final da Copa da Uefa, é verdade, mas foi vice-campeão espanhol e voltou a disputar a Champions League no ano seguinte, iniciando um período que o levaria a quatro títulos europeus em praticamente dez anos (2006, 2009, 2011 e 2015).

O time de 2022 é um dos favoritos dentro da Europa League e está em 4º lugar do Campeonato Espanhol.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.