Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Búlgaro esquiou nos Jogos de Inverno, jogou duas Copas e virou ídolo no futebol

Aleksandar Shalamanov começou na neve, mas fez carreira nos gramados e marcou Jairzinho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Antes de viajar ao México para a Copa do Mundo de 1970, a Bulgária procurou adaptar sua preparação à altitude que encontraria no país-sede do Mundial. Contudo, os responsáveis por organizar o período preparatório –todos do Partido Comunista Búlgaro– levaram em conta apenas a altura, mas não o clima.

Localizada na montanha de Rila, sul do país, a base de esportes de inverno de Belmeken (a 2.000 metros do nível do mar) foi o local escolhido para receber os jogadores que defenderiam a equipe nacional na América. Tinha quase os 2.600 metros que encontrariam em Toluca. E as semelhanças param por aí.

"Enquanto na montanha da Bulgária estava um frio de rachar, no México tivemos que jogar sob um sol escaldante e lidar com o fator umidade. Essa diferença crucial teria enorme peso no nosso desempenho naquela Copa", disse o zagueiro Dimitar Penev.

"Em Belmeken havia neve, e tínhamos de realizar atividades físicas na montanha usando equipamentos de esqui. Mas metade de nossa equipe não sabia esquiar. Um dos nossos companheiros de equipe, o Aleksandar Shalamanov, além de muito habilidoso no futebol, também tinha participado das Olimpíadas de Inverno de 1960. Então, acho que ele se divertiu bastante", completou Penev.

Aleksandar Shalamanov disputou duas Copas do Mundo com a seleção da Bulgária
Aleksandar Shalamanov disputou duas Copas do Mundo com a seleção da Bulgária - CSKA Sofia

Aleksandar Shalamanov é considerado um dos grandes jogadores da história do futebol búlgaro. Revelado no CSKA Sofia em 1962, transferiu-se no mesmo ano ao Slavia Sofia, onde teve carreira de sucesso. Pelo clube, atuou em 262 partidas ao longo de 12 anos e conquistou três Copas da Bulgária. Nas temporadas 1963 e 1966, foi eleito o melhor futebolista do país.

Pela seleção, disputou 42 jogos e esteve nas Copas do Mundo de 1966 e 1970. Na primeira, disputada na Inglaterra, enfrentou o Brasil na fase de grupos –vitória brasileira por 2 a 0, gols de Pelé e Garrincha, no último jogo em que atuaram juntos.

"Eu era rápido, ágil e técnico. E ainda por cima jogava limpo", disse o lateral direito em entrevista ao site Blitz, em 2014.

"No geral, essas qualidades me permitiram enfrentar com êxito os melhores atacantes do planeta, como o italiano [Pierino] Prati, o português [António] Simões e especialmente Jairzinho, do Brasil, em 1966. Poucos talvez lembrem, mas no Mundial seguinte, no México, Jairzinho foi o melhor da Copa."

Em eleição popular realizada por um jornal da Bulgária para definir a melhor equipe nacional de todos os tempos, ele integrou o time ideal ao lado de nomes como Trifon Ivanov e Hristo Stoichkov, semifinalistas do Mundial em 1994.

Apesar da trajetória exitosa no futebol, a carreira de Shalamanov como esportista de elite não começou nos gramados. Foi na neve, ambiente em que se divertiu na preparação para a Copa no México, que o multiatleta se destacou primeiro.

Bicampeão nacional no slalom e campeão no slalom gigante, garantiu classificação aos Jogos Olímpicos de Inverno de 1960, em Squaw Valley (Califórnia), nos Estados Unidos.

Aleksandar Shalamanov era um bom atleta de esqui alpino e disputou os Jogos de Inverno de 1960
Aleksandar Shalamanov era um bom atleta de esqui alpino e disputou os Jogos de Inverno de 1960 - Reprodução

No downhill, modalidade de velocidade que consiste em descer a montanha, terminou a prova na 47ª colocação. Já no slalom gigante, que reúne técnica e velocidade, ficou em 37º. Em sua terceira modalidade em Squaw Valley, o slalom, prova mais técnica do esqui alpino, foi desclassificado.

Aleksandar Shalamanov só foi abandonar o esqui definitivamente em 1965, época na qual já atuava como jogador profissional de futebol.

A paixão pelos esportes de inverno, porém, foi deixada como herança. Seu filho Stefan conseguiu classificação para os Jogos de Calgary-1988, também no esqui alpino. Terminou o slalom na 23ª colocação. Também disputou o slalom gigante, mas não encerrou a prova.

Após pendurar as chuteiras, seu pai continuou dedicado ao esporte que o levou a duas Copas do Mundo. No início da década de 1980, trabalhou como assistente técnico no Slavia Sofia e assumiu como técnico principal em 1983, função que ocupou até o ano seguinte e pela única vez em sua carreira.

O histórico lateral direito e atleta olímpico búlgaro morreu no dia 25 de outubro de 2021, aos 80 anos. Como forma de homenageá-lo, o Slavia renomeou o seu estádio, que passou a se chamar Alexander Shalamanov.​

Após sua morte, Aleknsandar Shalamanov foi homenageado com o nome do estádio do Slavia
Após sua morte, Aleknsandar Shalamanov foi homenageado com o nome do estádio do Slavia - Slavia Sofia
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.