Fifa anuncia punições à Rússia por conta de guerra com a Ucrânia

Torneios não poderão ser disputados em território russo e país deverá competir como 'União de Futebol da Rússia'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Entidade que comanda o futebol mundial, a Fifa anunciou neste domingo (27) punições à Rússia devido à invasão da Ucrânia.

Jogos de competições internacionais que envolvam a Rússia ou seus clubes não poderão ser disputados no país e a seleção deverá competir sob o nome União de Futebol da Rússia. A federação também determinou que o hino nacional não poderá ser tocado e sua bandeira, exibida.

Logo da Fifa exibido em evento em Istambul, na Turquia - Ozan Kose - 15.fev.19/AFP

As medidas são semelhantes ao pedido que o COI (Comitê Olímpico Internacional) fez a federações nacionais.

Em comunicado, a Fifa afirma que "gostaria de reiterar sua condenação ao uso da força pela Rússia na invasão da Ucrânia. A violência nunca é uma solução e a Fifa expressa sua mais profunda solidariedade a todas as pessoas afetadas pelo que está acontecendo na Ucrânia".

"Em relação às próximas eliminatórias da Copa do Mundo da Fifa 2022, a Fifa tomou nota das posições expressas nas mídias sociais pela Federação Polonesa de Futebol, a Associação de Futebol da República Tcheca e a Federação Sueca de Futebol e já dialogou com todos os essas associações de futebol. A Fifa permanecerá em contato próximo para buscar soluções adequadas e aceitáveis ​em conjunto."

O presidente da Federação Polonesa de Futebol, Cezary Kulesza, criticou as medidas anunciadas pela Fifa e disse considerá-las "totalmente inaceitáveis".

"Não estamos interessados em participar desse jogo de aparências. Nossa postura permanece a mesma: a Seleção Polonesa NÃO JOGARÁ com a Rússia, não importa qual seja o nome da equipe", escreveu no Twitter.

A Polônia, que deve enfrentar os russos no dia 24 de março, em Moscou, nas semifinais da repescagem, e a Suécia, que pode ter de encarar a Rússia em 29 de março se passar de sua semifinal contra a República Tcheca, anunciaram no sábado (26) que não enfrentarão a equipe russa em busca por uma vaga na Copa do Mundo do Qatar.

Neste domingo, a Federação de Futebol da República Tcheca seguiu o caminho de poloneses e suecos e informou que não jogará contra os russos na repescagem do Mundial.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.