Descrição de chapéu jogos de inverno

Jaqueline Mourão se torna a brasileira com mais participações em Olimpíadas

Atleta do esqui iniciou sua oitava edição dos Jogos, superando Robert Scheidt, Formiga e Rodrigo Pessoa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Jaqueline Mourão, 46, terminou sua prova no sprint livre, prova do esqui cross-country, apenas no 84º lugar. Mas fez história em Pequim.

Nesta terça-feira (8), a atleta se tornou a brasileira com mais participações em Jogos Olímpicos, entre homens e mulheres, com oito edições de Olimpíadas no currículo. Ela ultrapassou Robert Scheidt, Formiga e Rodrigo Pessoa, todos com sete campanhas olímpicas.

"Agora posso falar: oito vezes olímpica! É incrível, estou muito feliz. É um peso nas costas que saiu. Desde a manhã, competir, teste de Covid, tudo isso... Agora posso esquecer, só olímpica. Muito feliz, feliz por toda a caminhada. Desde acreditar, poder acreditar estar nos Jogos, fazer história para o meu país. É o que eu levo. Estou muito orgulhosa", disse Jaqueline após a disputa.

Em Pequim-2022, Jaqueline Mourão bateu o recorde brasileiro de participações olímpicas
Em Pequim-2022, Jaqueline Mourão bateu o recorde brasileiro de participações olímpicas - Marko Djurica/Reuters

Sua caminhada nos Jogos começou em Atenas-2004, tornando-se a primeira brasileira a disputar o mountain bike na história do evento. Jaqueline Mourão ainda disputou outras duas edições de Verão na modalidade: Pequim-2008 e Tóquio-2020.

Nas Olimpíadas de Inverno, estreou em Turim-2006 e, desde então, não parou mais de competir no torneio, emendando Vancouver-2010, Sochi-2014, PyeongChang-2018 e, agora, Pequim-2022.

A reportagem do SporTV, presente nesta edição das Olimpíadas, conseguiu colocar a atleta em contato com Bruna Moura, esquiadora que sofreu um acidente de carro pouco antes da viagem à China e não pôde participar dos Jogos.

"Tenho certeza de que você correu comigo hoje", disse a veterana de 46 anos a Bruna, que se recupera no hospital.

Jaqueline Mourão ainda voltará a competir em Pequim. Na quinta-feira (10), ela disputa os 10 km clássico, a partir das 4h (de Brasília). E já como a atleta com mais participações na história olímpica do Brasil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.