Descrição de chapéu jogos de inverno

Mikaela Shiffrin deixa Pequim-2022 sem medalha; veja os destaques desta quarta

Atleta americana lamenta a eliminação no slalom e é consolada por Simone Biles

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esperança de medalha para os Estados Unidos nos Jogos de Pequim-2022, a esquiadora norte-americana e bicampeã olímpica Mikaela Shiffrin, 26, deixará a China sem subir ao pódio.

Nesta quarta-feira (9), a atleta errou um portão logo no início da prova do slalom feminino e foi eliminada. Na última segunda (7), ela também havia errado um portão no começo do percurso no slalom gigante e terminou desclassificada.

"Oh meu Deus!", disse Shiffrin ao cometer o erro nesta quarta. A americana então se sentou na neve e permaneceu alguns segundos de cabeça baixa, antes de se levantar e deixar o local da prova.

Mikaela Shiffrin lamenta a eliminação no slalom em Pequim-2022
Mikaela Shiffrin lamenta a eliminação no slalom em Pequim-2022 - Zhang Chenlin/Xinhua

Medalhista de ouro no slalom em Sochi-2014 e no slalom gigante em PyeongChang-2018, ela recebeu o apoio nas redes sociais da compatriota Simone Biles, da ginástica.

Favorita nas Olimpíadas de Tóquio-2020, Biles se tornou um dos símbolos dos Jogos no ano passado ao deixar a disputa da ginástica artística para cuidar de sua saúde mental. No Japão, mesmo lidando com essas questões, ela ainda faturou uma prata por equipes e um bronze na trave.

Campeã olímpica no downhill em Vancouver-2010, a americana Lindsey Vonn, que comentou a prova para o canal NBC, também manifestou apoio a Shiffrin.

"Estou arrasada por Mikaela Shiffrin, mas isso não apaga a sua carreira e o que ela pode e vai conquistar ao seguir em frente. Mantenha a cabeça erguida", publicou nas redes sociais a ex-atleta.

Após cinco Olimpíadas, veterana conquista seu 1º ouro

Se por um lado a eliminação de Mikaela Shiffrin representou uma frustração para os Estados Unidos, por outro o país pôde comemorar o triunfo da snowboarder Lindsey Jacobellis depois de uma longa espera por medalha em Olimpíadas.

A norte-americana de 36 anos, cinco vezes campeã mundial e oito vezes campeã dos X Games, nunca havia conquistado uma medalha de ouro olímpica. Até que nesta quarta-feira, no snowboard cross, ultrapassou a linha de chegada em primeiro para subir ao lugar mais alto do pódio.

 Lindsey Jacobellis celebra no pódio com a medalha de ouro após vencer no snowboard cross
Lindsey Jacobellis celebra no pódio com a medalha de ouro após vencer no snowboard cross - Jewel Samad/AFP

Esta é sua quinta edição de Jogos Olímpicos de Inverno, competição que ela vem disputando de maneira consecutiva desde Turim-2006.

Jacobellis deixou para trás a francesa Chloe Trespeuch, que ficou com a prata (tem também um bronze, conquistado em Sochi-2014), e a canadense Meryeta Odine.

"Nunca foi sobre redenção", disse a campeã ao canal oficial dos Jogos. "Eu não tinha isso em mente ao vir para cá, só queria me divertir em minha quinta participação olímpica. Meu pensamento era: 'vai acontecer ou não' e 'pode ser o meu dia ou pode ser o dia das outras garotas'. Então, apenas aconteceu de todas as estrelas se alinharem para mim, para que fosse o meu dia."​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.