Descrição de chapéu jogos de inverno

Nicole Silveira conquista melhor resultado brasileiro em esporte de gelo

Gaúcha fica em 13º no skeleton; resultado é o segundo melhor da história do Brasil em Olimpíadas de inverno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A brasileira Nicole Silveira, 27, conquistou o melhor resultado do Brasil em um esporte de gelo, na manhã deste sábado (12), nas Olimpíadas de Inverno em Pequim. A atleta ficou em 13º lugar no skeleton, com tempo de 4m10s48.

O ouro ficou com a alemã Hannah Neise (4m07s62), a prata com a australiana Jaclyn Narracott --primeira medalha de um país do Hemisfério Sul (4m08s24)-- e o bronze com a holandesa Kimberly Bos (4m08s46).

O tempo é a soma das quatro descidas das atletas (fase classificatória e final).

Nicole superou o resultado de Fabiana dos Santos e Sally Mayara da Silva, que ficaram em 19º no bobsled trenó com duplas nos Jogos de Sochi-2014.

A melhor participação de uma brasileira em Jogos de Inverno como um todo foi em 2006, em Turim, quando Isabel Clark ficou em nono no snowboard, que é um esporte de neve --a diferença entre "de gelo" e "de neve" depende da superfície sobre a qual a modalidade é praticada.

A brasileira Nicole Silveira, 13ª colocada no skeleton na Olimpíada de inverno de Pequim
A brasileira Nicole Silveira, 13ª colocada no skeleton na Olimpíada de inverno de Pequim - Joe Klamar/AFP

Em entrevista à Folha em janeiro, Nicole disse que sua meta era ficar no top 10, mas alertou que o objetivo era difícil de ser alcançado.

"Vai ser difícil conseguir, principalmente porque, chegando em Olimpíadas, os times maiores têm um suporte que eu não tenho. Eles sempre conseguem chegar com o top do top de equipamento", disse. Nicole é gaúcha de Rio Grande, mas vive em Calgary, no Canadá, desde os 7 anos.

Apesar das dificuldades, para os Jogos de 2026, em Milão-Cortina, o objetivo é ainda mais ousado: ir ao pódio.

A final do skeleton, esporte em que os atletas descem, de bruços sobre um trenó numa pista de gelo, em alta velocidade, é disputada por 20 atletas. Nicole havia se classificado mais cedo neste sábado (12) no 15º lugar. Melhorou, portanto, sua posição na decisão.

Técnica diz que russa de 15 anos pega no doping é inocente

A técnica da equipe de patinação no gelo do Comitê Olímpico Russo, Eteri Tutberidze, saiu em defesa da patinadora Kamila Valieva, 15, pega no doping.

"Tenho certeza absoluta de que Kamila é inocente e limpa. Para nós, isso não é um teorema, mas um axioma, não precisa ser provado. Estamos com nossos atletas, nos problemas e na alegria, até o fim", disse ela à TV estatal russa. Ela afirmou ainda que o resultado do teste é "ou uma confluência de circunstâncias ou um ato planejado".

A patinadora russa Kamila  Valieva, 15
A patinadora russa Kamila Valieva, 15 - Manan Vatsyayana/AFP

O caso de doping de Valieva ocorreu no Campeonato Russo de Patinação Artística, em dezembro do ano passado. O resultado da contraprova, divulgado na última terça-feira (8), também foi positivo. Foi encontrada trimetazidina, medicamento para tratamento de doenças cardiovasculares.

Um dia antes da contraprova, a atleta ajudou sua equipe a conquistar ouro por equipes. Se a CAS decidir que ela não poderia participar, a medalha será cancelada. A decisão deverá sair até a próxima terça-feira (15), quando Valieva espera voltar a competir nas Olimpíadas. Ela é favorita a vencer novas provas na patinação artística. Segundo a Associated Press, a adolescente tem o apoio incondicional do governo russo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.