Noruega conquista primeiro ouro das Olimpíadas de Inverno; veja destaques

Primeiras medalhas dos Jogos de Pequim-2022 foram distribuídas neste sábado (5)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As primeiras medalhas das Olimpíadas de Inverno foram distribuídas neste sábado (5), no quarto dia de competições dos Jogos de Pequim-2022. A Noruega foi destaque e aparece, momentaneamente, na liderança do quadro de medalhas com dois ouros conquistados.

A primeira medalha dourada dos Jogos ficou com a norueguesa Therese Johaug. A atleta de 33 anos venceu a disputa dos 15 km no skiathlon feminino e conquistou o seu primeiro ouro individual olímpico. A russa Natalia Nepryaeva e a austríaca Teresa Stadlober ficaram com a prata e o bronze, respectivamente.

A atleta norueguesa Therese Johaug comemora após prova do skiathlon do esqui cross-country feminino
A atleta norueguesa Therese Johaug comemora após prova do skiathlon do esqui cross-country feminino - Marko Djurica/Reuters

A norueguesa assumiu a liderança aos dez minutos de prova e disparou na frente. Depois, a atleta soube administrar a posição. A prova do skiathlon tem metade do percurso no esqui clássico e a outra metade com a técnica de estilo livre.

Johaug é tricampeã mundial do skiathlon (2015, 2019 e 2021). Ela ficou fora da última edição das Olimpíadas de Inverno, em PyeongChang-2018, suspensa por doping.

Mais tarde, a Noruega voltou a subir no lugar mais alto do pódio no revezamento misto do biatlo. As equipes da França e da Rússia ficaram com a prata e o bronze, respectivamente. A modalidade mistura na mesma prova corrida de esqui e rodadas de tiro esportivo.

A China, anfitriã dos Jogos, ficou com o ouro no revezamento misto da patinação de velocidade em pista curta. A medalha foi conquistada após reviravolta. Os chineses só avançaram à decisão após revisão por vídeo e penalidades para Rússia e Estados Unidos.

Nos 3.000 m da patinação de velocidade, a holandesa Irene Schouten ficou com o ouro e bateu o recorde olímpico. Ela completou a prova com o tempo de 3min56s93. A italiana Francesca Lollobrigida e a canadense Isabelle Wiedemann ficaram em segundo e em terceiro lugar, respectivamente.

Eslovênia e Suécia foram outros países que conquistaram medalhas de ouro. Nenhum atleta brasileiro competiu neste sábado.

Fora dos locais de competição, o tricampeão olímpico Shaun White, 35, um dos maiores nomes da história do snowboard, afirmou que os Jogos de Pequim serão a sua última disputa olímpica na carreira.

Em Olimpíadas, o americano conquistou medalha de ouro nos Jogos de Turim-2006, Vancouver-2010 e PyeongChang-2018. Ele disputa os Jogos pela quinta vez.

"Dei tudo de mim. Houve alguns altos e baixos no caminho para chegar até aqui e, por isso, sinto que me tornei mais forte e melhor", disse White ao site oficial das Olimpíadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.