República Tcheca também se nega a enfrentar a Rússia na repescagem da Copa

Federação do país se une a Polônia e Suécia em manifestação pela expulsão dos russos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Praga | AFP

A República Tcheca se recusará a enfrentar a Rússia se as duas seleções tiverem de disputar, no fim de março, uma vaga na repescagem para a Copa do Mundo do Qatar.

O anúncio foi feito pela Federação Tcheca de Futebol neste domingo (27), seguindo os passos de Polônia e Suécia, também envolvidas na disputa por classificação ao Mundial.

"A seleção nacional tcheca não jogará, em nenhum caso, uma eventual partida contra a Rússia na repescagem para o Mundial", escreveu a entidade que comanda o futebol tcheco, em seu comunicado.

Seleção tcheca antes de enfrentar Belarus pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo
Seleção tcheca antes de enfrentar Belarus pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo - Evgenia Novozhenina - 11.out.2021/Reuters

A Polônia, que deveria enfrentar os russos no dia 24 de março, em Moscou, nas semifinais da repescagem, e a Suécia, que poderia ter de encarar a Rússia em 29 de março se passar de sua semifinal contra a República Tcheca, anunciaram uma decisão similar no sábado (26).

Até o momento, a Fifa não tomou medidas contra a Rússia e se limitou a manifestar, na quinta-feira (24), "preocupação" com uma situação "trágica e perturbadora", segundo seu presidente, Gianni Infantino.

A pressão aumenta sobre a entidade que comanda o futebol mundial, em meio às reações e medidas anunciadas por outras federações esportivas, clubes e organizadores de eventos, após o ataque russo à Ucrânia.

No sábado, o governo sueco propôs "um boicote às relações esportivas" com a Rússia "enquanto durar a invasão da Ucrânia".

Entre as medidas mais importantes anunciadas nos últimos dias, está a tomada pela Uefa em relação à sede da final da Champions League deste ano. A partida seria disputada em São Petersburgo e, agora, será realizada no Stade de France, em Paris, no dia 28 de maio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.