Descrição de chapéu tênis

Rio Open volta com Berrettini, Ruud e Alcaraz em novos patamares

Evolução de antigos convidados é trunfo do torneio após as baixas de Del Potro e Thiem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após duelarem em um dos jogos de destaque do último Australian Open, uma batalha com mais de quatro horas e cinco sets, o italiano Matteo Berrettini e o espanhol Carlos Alcaraz têm boas chances de repetir o confronto em solo brasileiro.

Os dois tenistas estão entre os principais favoritos na chave do Rio Open e podem ter seus caminhos cruzados já nas quartas de final.

Principal evento do circuito masculino na América do Sul, o torneio de nível ATP 500 começa nesta segunda-feira (14) nas quadras do Jockey Club, no Rio de Janeiro (o SporTV transmite a partir das 16h30).

Os dois tenistas exauridos se abraçam junto à rede
Berrettini (de branco) e Alcaraz após longa batalha no Australian Open, em janeiro; o italiano levou a melhor pela 3ª rodada - Morgan Sette - 21.jan.22/Reuters

Depois de a edição 2021 ter sido cancelada em razão da pandemia, a expectativa dos organizadores era voltar com a lista de jogadores mais atrativa dos oito anos de história da competição, mas nas últimas semanas houve duas baixas importantes. Primeiro, o austríaco Dominic Thiem, campeão em 2017, vencedor do US Open em 2020 e ex-número 3 do mundo, desistiu por lesão.

Na sexta-feira (11), o torneio informou que não poderia mais contar com o argentino Juan Martín Del Potro, outro ex-número 3 e vencedor do US Open, em 2009. A presença do veterano de 33 anos havia sido posta em dúvida na terça (8), quando ele disputou em Buenos Aires a sua primeira partida desde 2019.

A expectativa era que Delpo emendasse essa participação com a do Rio e depois avaliasse as chances de continuar em atividade. Mas, no seu discurso emocionado após a derrota no país natal, ele indicou que aquela provavelmente havia sido sua última partida como tenista profissional.

Um dos atletas mais carismáticos do circuito, o argentino sofre há tempos com lesões no joelho. Mesmo com ele longe de suas condições físicas ideais, o Rio Open considerava que sua presença era a realização um sonho antigo e imaginava que o impacto seria enorme para o público, abaixo apenas do proporcionado por Rafael Nadal na primeira edição.

Sem Del Potro e Thiem, as principais apostas passaram a ser atletas que já atuaram —ou quase— no Rio e agora retornam em patamares elevados de suas carreiras. É o caso do norueguês Casper Ruud, 23, que é oitavo colocado do ranking e disputou o torneio carioca pela primeira vez em 2017. Na ocasião, ele entrou com um convite da organização e foi até as semifinais.

Em 2020, Alcaraz, então com 16 anos, também foi convidado e venceu no Rio o seu primeiro jogo no circuito adulto, uma batalha que acabou depois das 3h da manhã contra o espanhol Albert Ramos-Viñolas. Aos 18, ele já aparece na 29ª posição do ranking.

"O mais legal da lista de 2022 é que a maioria dos atletas são relacionamentos que a gente construiu ao longo dos anos. O Alcaraz tem uma ótima recordação do Rio Open. Até hoje, quando eu o encontro, ele fala sobre esse jogo, que foi especial", diz à Folha o diretor do torneio, Lui Carvalho. "Os jogadores querem ser bem-tratados, e, se além disso ganham jogos, isso facilita bastante [que voltem]."

Berrettini, 25, que é neto de brasileira, disputa pela primeira vez um torneio profissional no país. Era para a sua estreia no Rio ter ocorrido em 2020, mas uma lesão de última hora o impediu. O italiano também elevou seu status nos últimos anos, com o vice-campeonato de Wimbledon em 2021, e ocupa a sexta posição no ranking.

Outros rostos conhecidos que retornam em 2022 são o argentino Diego Schwartzman, o chileno Cristian Garin e o espanhol Pablo Carreño Busta. Habilidoso e temperamental, o francês Benoit Paire jogará pela primeira vez no Rio.

Os únicos brasileiros garantidos em simples são Thiago Monteiro e Felipe Meligeni, ambos por meio de convite. Os melhores duplistas do país, Bruno Soares e Marcelo Melo, estão confirmados.

O convite que seria destinado a Del Potro passou para o chinês Juncheng Shang, 17. Candidato a repetir os passos de Alcaraz e Ruud, ele já foi líder do ranking juvenil e finalista do último US Open da categoria.

Rudd ergue os dois braços e vibra
Casper Ruud comemora no ATP Finals; norueguês entrou para o grupo dos oito melhores do mundo em 2021 - Marco Bertotello - 19.nov.21/AFP

Antes mesmo do anúncio inicial de que o argentino jogaria, o torneio comemorava o número de ingressos vendidos neste ano —agora eles já estão esgotados. Para entrar no Jockey Club, será necessário comprovar o esquema vacinal completo contra a Covid-19 (o número de doses varia conforme as faixas etárias).

A regra é determinada pela Prefeitura do Rio de Janeiro e vale também para os tenistas e seus acompanhantes. Segundo Lui, até o momento não foi preciso lidar com contestações nessa seara.

"Não tem nenhum tipo de facilidade ou isenção. Todos os jogadores têm que estar vacinados e apresentar o esquema vacinal conforme o protocolo da cidade. Só assim a gente vai ter um evento que as pessoas possam curtir, passando a mensagem correta", afirma.

Homem segura bandeira com desenho do pão de açúcar numa quadra de saibro
Lui Carvalho, diretor do Rio Open e de mais três torneios nos circuitos da ATP e da WTA - Divulgação/Rio Open

Além do Rio Open, Lui é diretor dos torneios masculinos de Queens (em Londres) e Chengdu (na China) e do evento feminino de Shenzhen (também na China). Ele comemorou a notícia de que os circuitos serão seguidos por equipes da Netflix nesta temporada.

O objetivo das entidades do tênis é produzir uma série de bastidores na mesma linha de "Drive to Survive", que acompanha o circo da F1 e ajudou a popularizar a categoria entre fãs mais jovens.

"Achei espetacular. Os torneios sempre puxaram isso, mas obviamente é mais sensível para os jogadores, porque impacta o dia a dia deles. Tenista é um ser de hábitos, superstições, e você entrar com uma câmera na casa dele não é tão fácil. Que bom que a gente conseguiu chegar a essa conclusão de que é bom para o esporte", diz.

Apesar da vontade do diretor de receber as equipes da plataforma de streaming, elas não vão estar em ação nos bastidores do Rio Open. A princípio atuarão apenas nos torneios Masters 1.000 e nos Grand Slams.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.