Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Sorteio da Copa do Mundo: como funciona e onde assistir

Sorteio nesta sexta (1º) definirá os grupos da Copa do Mundo do Qatar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A seleção brasileira voltou a figurar na liderança do ranking da Fifa após cinco anos longe da ponta. Nesta quinta-feira (31), a entidade publicou a tabela atualizada, que mostra o Brasil à frente da Bélgica, líder pelos últimos três anos. O ranking define os potes do sorteio para a Copa do Mundo do Qatar.

A última vez que os brasileiros haviam liderado foi em agosto de 2017, já sob o comando do técnico Tite.

Congresso da Fifa no Qatar, na véspera do sorteio dos grupos da Copa do Mundo
Congresso da Fifa no Qatar, na véspera do sorteio dos grupos da Copa do Mundo - Franck Fife - 31.mar.2022/AFP

Os belgas, que agora estão na segunda colocação do ranking, foram os responsáveis por eliminar a seleção na última Copa do Mundo, em 2018, na fase de quartas de final.

O Brasil conseguiu reassumir a liderança graças às vitórias por 4 a 0 sobre Chile e Bolívia pelas Eliminatórias, enquanto a Bélgica não conseguiu sair de um empate em 2 a 2 contra a Irlanda, no último dia 26. Ambas estão classificadas para o Mundial do Qatar

A França, atual campeã do mundo, completa o pódio do ranking da Fifa na terceira posição, seguida por Argentina (4ª), Inglaterra (5ª), Espanha (7ª) e Portugal (8ª). A Itália, sexta colocada, foi eliminada na repescagem europeia pela Macedônia do Norte e não estará na Copa do Mundo.

​O ranking da Fifa serve para estabelecer a distribuição dos potes do sorteio para o Mundial, que acontece nesta sexta-feira (1º), no Qatar, às 13h (de Brasília). Globo e ​SporTV transmitem o evento.

A seleção do país-sede entra como cabeça de chave justamente por sediar a competição.

Ainda há três vagas a serem definidas na repescagem. Em um dos playoffs intercontinentais, os Emirados Árabes Unidos enfrentarão a Austrália para definir o adversário do Peru. No outro, a Costa Rica buscará um lugar no Qatar diante da Nova Zelândia.

Na Europa, País de Gales encara o vencedor de Escócia x Ucrânia, duelo que foi adiado em razão da guerra entre ucranianos e russos.

Com exceção dos europeus, que mandarão 13 representantes à Copa, nenhum grupo pode ter mais de uma seleção do mesmo continente. Brasil e Argentina, por exemplo, que são os cabeças de chave da América do Sul, não podem ser sorteados com Uruguai, Equador ou o vencedor da repescagem entre Peru e o vencedor de Emirados Árabes Unidos x Austrália.

Confira os potes do sorteio da Copa do Mundo

  • Pote 1: Qatar, Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal
  • Pote 2: México, Holanda, Dinamarca, Alemanha, Uruguai, Suíça, Estados Unidos e Croácia
  • Pote 3: Senegal, Irã, Japão, Marrocos, Sérvia, Polônia, Coreia do Sul e Tunísia
  • Pote 4: Camarões, Canadá, Equador, Arábia Saudita e Gana, além dos três classificados da repescagem (dois do playoff intercontinental e um do playoff europeu)
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.