Descrição de chapéu ciclismo América Latina

Campeão do Tour de France volta a andar de bicicleta após acidente que quase o matou

Colombiano Egan Bernal foi o primeiro ciclista da América Latina a vencer a tradicional prova francesa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bogotá | AFP

O ciclista colombiano Egan Bernal, 25, anunciou que voltou a andar de bicicleta, em mais um passo na recuperação de um grave acidente que sofreu no fim de janeiro.

"Adivinhem quem está de novo em sua bicicleta e se sentindo muito bem", escreveu Bernal em seu perfil no Twitter, acompanhado de uma foto dele montado em uma bicicleta de treinos e com o uniforme de sua equipe, a britânica Ineos Grenadier.

Egan Bernal celebra a vitória no Giro d'Italia, em 2021
Egan Bernal celebra a vitória no Giro d'Italia, em 2021 - Luca Bettini - 24.mai.2021/AFP

No dia 24 de janeiro, Bernal se chocou a 62 km/h com um ônibus parado nos arredores de Bogotá, enquanto treinava com sua equipe.

Ele sofreu 18 lesões na coluna, nas pernas e nas mãos, além de perfurações nos pulmões, e passou por cinco cirurgias. Depois de duas semanas de hospitalização, entre as quais dez dias em unidade de tratamento intensivo, ele recebeu alta no dia 6 de fevereiro, quando começou a recuperação para voltar a competir.

"Minha vida mudou em um segundo. Num instante eu estava me preparando para o Tour de France, no segundo seguinte eu estava lutando pela minha vida", disse o ciclista quando deixou o hospital. "Tive 95% de chance de ficar paraplégico e quase perdi a vida", escreveu, quando ainda estava na UTI.

Bernal vem publicando passos da rápida recuperação em suas redes sociais, onde divulgou fotos e vídeos em que aparece voltando a caminhar lentamente, pedalando uma bicicleta estática e brincando com uma bola de futebol.

"Quero voltar à minha melhor versão, tenho fé, não sei por que, mas acredito que posso me recuperar, e que será rápido", afirmou o ciclista em uma entrevista recente. Não há, no entanto, previsão para que ele volte a disputar provas.

O colombiano foi o primeiro ciclista latino-americano a vencer o Tour de France, o circuito mais tradicional de ciclismo de estrada do mundo, aos 22 anos, em 2019. A prova existe há 109 anos.

Ele também venceu o Giro d'Italia em 2021, e resta apenas a Vuelta a España para que ele se torne campeão do trio de provas mais tradicionais do ciclismo de estrada.

A Colômbia já havia conquistado o Giro em 2014 e a Vuelta em 2016, com Nairo Quintana, mas nunca um Tour de France antes da vitória de Bernal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.