Chelsea desbanca três brasileiros e encosta no Palmeiras no Ranking Folha

Campeão mundial ultrapassa Flamengo, Cruzeiro e Inter na edição 2021 da lista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As campanhas vitoriosas que registrou em 2021 renderam ao Chelsea um salto no Ranking Folha do futebol mundial. A equipe ganhou sete posições na lista, um levantamento histórico publicado desde 2002 e liderado com folga pelo Real Madrid.

Campeão da Champions League em cima do Manchester City, o time londrino ganhou 70 pontos. Foram mais 10 com o triunfo na Supercopa da Europa, contra o Villarreal. A vitória sobre o Palmeiras no Mundial valeu outros 80.

O Chelsea, assim, atingiu aquela que atualmente é a pontuação máxima em uma temporada, 160. Totalizando 410, pulou da 28ª para a 21ª colocação, deixando para trás Benfica, Flamengo, Porto, Atlético de Madrid, Cruzeiro, Internacional e Al Ahly.

Havertz comemora o gol do título mundial do Chelsea - Suhaib Salem - 12.fev.22/Reuters

A equipe inglesa ficou imediatamente atrás justamente daquela que foi sua vítima na final do Mundial, nos Emirados Árabes Unidos. Com 420 pontos, o Palmeiras, vice-campeão do mundo, está empatado com o Grêmio em 19º lugar.

"Todo o mundo está com inveja da gente", afirmou o técnico alemão Thomas Tuchel, ao celebrar a vitória em Abu Dhabi. "Como garoto, você sonha com uma final assim. É muito especial, queríamos jogar uma decisão sem arrependimentos."

Não foi fácil. O Chelsea teve dificuldades com a retranca montada pelo técnico do Palmeiras, Abel Ferreira. Quando finalmente abriu o placar, em cabeceio de Lukaku, cedeu pênalti tolo em toque de mão de Thiago Silva e ofereceu o empate a Raphael Veiga.

A igualdade foi mantida até os 12 minutos do segundo tempo da prorrogação. Aí, o alemão Kai Havertz cobrou pênalti cometido em outro toque de mão, este de Luan, e deu ao time de Londres seu primeiro título mundial.

Na tentativa anterior, diante de outro brasileiro, a formação azul havia fracassado. Na decisão de 2012, disputada em Yokohama, no Japão, o Corinthians levou a melhor e triunfou por 1 a 0, gol do peruano Paolo Guerrero.

Apesar de não ter alcançado o grande sonho em 2021, o Palmeiras também ganhou postos no ranking. Obteve 70 pontos pela conquista da Copa Libertadores, levou 50 pelo vice mundial e subiu cinco lugares.

A agremiação alviverde já assegurou mais 10 pontos na edição 2022 do ranking, com o título da Recopa Sul-Americana em duelo com o Athletico Paranaense. Assim, ficará à frente do Grêmio, que, na segunda divisão nacional, não disputará torneios internacionais neste ano.

O Ranking Folha do futebol mundial considera apenas competições internacionais. Somam pontos equipes campeãs e vice-campeãs. Para ser contabilizado no levantamento, um torneio precisa ter representatividade, cunho oficial e sequência.

Perguntas e respostas sobre o Ranking Folha

Desde quando o Ranking Folha de futebol é feito?
A primeira edição do ranking nacional é de 1996. Desde então, a lista passou por modificações, correções e revisões. A última grande revisão aconteceu em 2010. O ranking mundial começou a ser publicado em 2002 e segue as mesmas diretrizes da lista nacional.

Quem entra no Ranking Folha?
No ranking nacional só aparecem times que somaram pontos (foram campeões ou vice) em competições nacionais ou internacionais. No ranking mundial, apenas aqueles que pontuaram em torneios internacionais.

Quais são os torneios considerados?
Para entrar no ranking, um torneio precisa ter grande representatividade, cunho oficial e sequência. Assim, campeonatos disputados só uma vez e sem perspectiva de novas edições, como os supercampeonatos realizados em alguns estados em 2002, são desconsiderados. Também não rendem pontos para o ranking torneios como Copa Rio, Copa Suruga, Supercopa do Brasil e Copa Flórida, entre outros.

Por que torneios disputados por apenas dois clubes, como a Recopa Sul-Americana, não dão pontos ao vice?
Toda equipe que participa de um torneio como esse já foi bonificada, já que ele reúne vencedores de competições prévias. Não seria lógico ter um time pontuando onde só fracassou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.