Descrição de chapéu Futebol Internacional

Em ano sem títulos de maiores campeões, Real Madrid permanece soberano no Ranking Folha

Mesmo sem pontuar em 2021, equipe espanhola mantém enorme vantagem na liderança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em um ano no qual os mais tradicionais vencedores da Europa e os times sul-americanos com mais glórias internacionais não conquistaram títulos fora de seus territórios, o Ranking Folha do futebol mundial ficou com seu topo inalterado. A liderança ainda é do Real Madrid, que tem larga vantagem sobre os concorrentes.

Em 2021, a equipe branca ficou com o segundo lugar no Campeonato Espanhol e venceu a Supercopa da Espanha. Mas só as finais internacionais contam pontos neste ranking –uma lista histórica publicada desde 2002, que considera torneios de representatividade, cunho oficial e sequência.

Jogadores do Real Madrid, líder do Ranking Folha - Juan Medina - 14.mar.22/Reuters

Treze vezes campeão da Champions League, quatro vezes campeão mundial pela Fifa e três vezes campeão do Torneio Intercontinental, o Real Madrid contabiliza 1.630 pontos. É enorme a vantagem para o segundo colocado, o Milan, que soma 1.010. Bayern (960), Boca Juniors (960) e Barcelona (945) completam o top 5.

Pelos critérios estabelecidos no ranking, o ano perfeito de um time europeu, com títulos na Supercopa da Europa, na Champions League e no Mundial, vale 160 pontos. Ou seja, serão necessárias várias temporadas para que qualquer agremiação possa pensar em ameaçar o primeiro colocado.

O Real Madrid, claro, não pretende ficar estacionado. Dirigida pelo italiano Carlo Ancelotti, que já tem três títulos da Champions no currículo, a formação espanhola está nas quartas de final da principal competição europeia. Depois de ter eliminado o Paris Saint-Germain, enfrentará o atual campeão Chelsea.

No ranking, nenhum dos adversários mais próximos pontuou na edição de 2021. Os 14 primeiros colocados– há um brasileiro no grupo, o São Paulo, em décimo, com 620– ficaram estagnados. A primeira posição na qual houve alguma movimentação foi a 15ª: vice-campeão da Liga Europa, o Manchester United somou 10 pontos, chegou a 490 e se igualou ao Santos.

Quem mais pontuou foi o Chelsea. Em maio, ao derrotar o Manchester City por 1 a 0, gol de Havertz, e conquistar a Champions, levou 70 pontos. Em agosto, após empate por 1 a 1 com o Villarreal, teve melhor desempenho nos pênaltis, levantou a Supercopa da Europa e ganhou mais 10 pontos.

O clube londrino contabilizou mais 80 pontos já em 2022, em fevereiro, quando foi realizado o Mundial, atrasado em virtude de problemas no calendário durante a pandemia de Covid-19. Mais uma vez, contou com gol de Havertz para erguer uma taça. Na prorrogação, o alemão definiu a vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, nos Emirados Árabes Unidos.

Derrotado pelo Corinthians no Mundial de 2012, o Chelsea teve sucesso em sua segunda tentativa na competição. Assim, com os 160 pontos de 2021, alcançou 410. Teve uma subida significativa, indo do 28º para o 21º lugar, deixando para trás Benfica, Flamengo, Porto, Atlético de Madrid, Cruzeiro, Internacional e Al Ahly.

Superado pelo time de Thomas Tuchel na decisão, o Palmeiras ainda está na frente da agremiação inglesa. Foram 120 pontos no ano: 70 pela conquista da Copa Libertadores, a terceira do clube e a segunda consecutiva, 50 pelo vice-campeonato mundial. Com 420 pontos, subiu da 24ª para a 19ª posição, empatando com o Grêmio.

Além de Flamengo (23º), Cruzeiro (26º) e Internacional (26º), ultrapassados por Chelsea e Palmeiras, caíram no ranking Atlético Mineiro (de 49º para 50º), Fluminense (de 100º para 102º), São Caetano (de 116º para 118º), Botafogo (de 172º para 175º), Chapecoense (de 172º para 175º), CSA (de 246º para 248º), Goiás (de 246º para 248º) e Ponte Preta (de 246º para 248º).

Permaneceram em suas respectivas posições São Paulo (10º), Santos (15º), Corinthians (30º) e Vasco (38º). Já o Athletico Paranaense, que conquistou 20 pontos com o segundo título de sua história na Copa Sul-Americana, chegou a 80, pulando da 91ª para a 67ª colocação, empatado com nove times.

A edição 2021 do Ranking Folha do futebol mundial é a primeira com a presença do Red Bull Bragantino. Derrotado pelo Athletico na decisão da Sul-Americana, somou seus 10 pontos iniciais na lista. Ocupa a congestionada 248ª posição, onde estão outras 48 agremiações, de todos os continentes.

Para entrar na lista, é necessário que o time tenha chegado à final de algum campeonato internacional que atenda os parâmetros estabelecidos. Torneios amistosos ou disputados esporadicamente, sem perspectivas de novas edições, não são considerados. Não rendem pontos competições como Copa Rio, Copa Suruga e Copa Flórida.

Perguntas e respostas sobre o Ranking Folha

Desde quando o Ranking Folha de futebol é feito?
A primeira edição do ranking nacional é de 1996. Desde então, a lista passou por modificações, correções e revisões. A última grande revisão aconteceu em 2010. O ranking mundial começou a ser publicado em 2002 e segue as mesmas diretrizes da lista nacional.

Quem entra no Ranking Folha?
No ranking nacional só aparecem times que somaram pontos (foram campeões ou vice) em competições nacionais ou internacionais. No ranking mundial, apenas aqueles que pontuaram em torneios internacionais.

Quais são os torneios considerados?
Para entrar no ranking, um torneio precisa ter grande representatividade, cunho oficial e sequência. Assim, campeonatos disputados só uma vez e sem perspectiva de novas edições, como os supercampeonatos realizados em alguns estados em 2002, são desconsiderados. Também não rendem pontos para o ranking torneios como Copa Rio, Copa Suruga, Supercopa do Brasil e Copa Flórida, entre outros.

Por que torneios disputados por apenas dois clubes, como a Recopa Sul-Americana, não dão pontos ao vice?
Toda equipe que participa de um torneio como esse já foi bonificada, já que ele reúne vencedores de competições prévias. Não seria lógico ter um time pontuando onde só fracassou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.