Fifa permite que estrangeiros suspendam contratos com clubes ucranianos e russos

Entidade libera atletas e treinadores para assinar com equipes de outros países até o meio do ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Fifa anunciou nesta segunda-feira (7) medidas temporárias referentes a atletas e treinadores estrangeiros que atuam na Rússia e na Ucrânia, países em guerra. A entidade que rege o futebol mundial concedeu uma permissão para que os contratos com os clubes sejam suspensos e os profissionais possam se manter em atividade em outras equipes.

No caso daqueles filiados à Associação Ucraniana de Futebol (UAF), a não ser que as partes cheguem a acordo contrário, os compromissos serão considerados paralisados até o fim da temporada na Ucrânia, em 30 de junho de 2022. Não será necessária nenhuma medida formal para que a suspensão seja considerada em vigor.

Já os estrangeiros filiados à União de Futebol da Rússia (FUR) não terão uma suspensão automática. Mas, se não atingirem um acerto com seus times até a próxima quinta (10), jogadores e técnicos terão o direito de suspender unilateralmente os acordos até o final da temporada russa, também em 30 de junho.

O meia Pedrinho, que tem contrato com o Shakhtar Donetsk, está no Brasil e interessa ao Corinthians, clube que o revelou - Daniele Mascolo - 24.nov.2021/Reuters

"A suspensão do contrato […] significará que jogadores e treinadores serão considerados ‘sem contrato’ até 30 de junho de 2022 e terão, portanto, liberdade para assinar um contrato com outro clube sem enfrentar consequências de nenhum tipo", diz o comunicado divulgado pelo departamento de comunicação da Fifa.

Para que os profissionais tenham flexibilidade para definir seu futuro, a entidade os isentou das regras de janela de transferências. Mesmo que o período para chegada de jogadores tenha se encerrado no país de destino, eles poderão assinar e atuar. Para isso, só precisarão que o registro seja efetuado até o dia 7 de março.

Haverá um limite estabelecido para cada agremiação que resolver receber atletas oriundos da Rússia e da Ucrânia. "Para proteger a integridade das competições, os clubes poderão registrar um máximo de dois jogadores beneficiários da exceção", informou a Fifa.

São 129 estrangeiros no Campeonato Russo, 13 deles brasileiros. O Campeonato Ucraniano tem 95 atletas não ucranianos, 30 brasileiros. Alguns, como Pedrinho, que negocia seu retorno ao Corinthians, interessam a times do Brasil.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.