Descrição de chapéu Futebol Internacional Rússia

Repescagem europeia começa decisões com Rússia fora e Itália x Portugal no horizonte

Disputa em novo formato começará na quinta e definirá dois classificados na terça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A oito meses do início da Copa do Mundo no Qatar, com abertura marcada para 21 de novembro, duas das três vagas restantes da Europa para o torneio serão definidas até a próxima terça-feira (29), com a disputa da repescagem do continente, que começa nesta quinta (24).

A definição de todos os europeus classificados para o Mundial só não ocorrerá nos próximos dias porque a guerra iniciada pela Rússia contra a Ucrânia, há um mês, interferiu não só na programação das partidas como também levou a Fifa a excluir a seleção dos russos da disputa.

Na última sexta-feira (18), a CAS (Corte Arbitral do Esporte) rejeitou um recurso da Federação Russa e manteve a punição imposta pela entidade máxima do futebol aos russos, na esteira de uma série de sanções direcionadas ao país governado por Vladimir Putin.

Cristiano Ronaldo durante treino da seleção de Portugal
Cristiano Ronaldo durante treino da seleção de Portugal - Pedro Fiuza - 22.mar.22/Xinhua

Bastante similar à proferida sobre as sanções da Uefa sobre a participação dos clubes russos nas competições organizadas pela entidade europeia, a decisão não antecipa a posição da corte sobre o mérito do caso, mas confirma a ausência da Rússia na repescagem.

Realizada em um novo formato, a disputa previa inicialmente 12 seleções, divididas em três chaves, com duelos de semifinais e finais em jogos únicos.

A Rússia estava no Grupo B e enfrentaria a Polônia. Com a exclusão dos russos, a equipe que conta com o atacante Robert Lewandowski —eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo nos últimos dois anos— avançou diretamente à final. O rival será o vencedor do duelo entre Suécia e República Tcheca.

Também como consequência do conflito iniciado por Putin, o confronto entre a Ucrânia e a Escócia, em Glasgow, foi adiado e deverá ser disputado até junho, em data a ser definida pela Fifa.

O vencedor dessa partida será o adversário de quem passar do embate entre País de Gales e Áustria, formando a decisão do Grupo A.

Já a final mais aguardada está na última chave. No Grupo C, as semifinais serão: Portugal x Turquia e Itália x Macedônia do Norte.

Caso se confirme o favoritismo dos últimos dois campeões europeus, os italianos e os portugueses terão um confronto na final da chave. Só um deles poderá ficar com a vaga no Mundial.

Portugal já disputou sete Copas e esteve presente nas últimas cinco edições. Aos 37 anos, quem está em busca de sua quinta participação é justamente o maior astro do selecionado lusitano, Cristiano Ronaldo. Pela idade, esta poderá ser a última chance dele no maior palco do futebol.

"Sabemos que o caminho não será fácil. Temos o máximo respeito pelos adversários que vamos enfrentar e que partilham dos mesmos objetivos. Mas, juntos, vamos lutar para colocar Portugal no nosso devido lugar", escreveu o jogador do Manchester United nas redes sociais.

A Itália tem um histórico mais amplo em Copas, com 18 participações, porém acabou fora do Mundial de 2018, realizado na Rússia, ao perder a repescagem para a Suécia. Agora, busca a vaga para ter a chance de lutar pelo pentacampeonato.

Nas Eliminatórias europeias, dez seleções garantiram vagas diretas para a Copa do Mundo: Sérvia, Espanha, Suíça, França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Croácia, Inglaterra e Alemanha.

Portugal, Suécia, Itália, Ucrânia, País de Gales, Escócia, Turquia, Rússia, Polônia e Macedônia do Norte se classificaram para a repescagem como segundos colocados de seus grupos nas Eliminatórias.

Áustria e República Tcheca entraram na disputa com as vagas destinadas aos dois países com a melhor campanha na Liga das Nações que não conseguiram vagas diretas no Mundial nem avançaram pela campanha na primeira fase das Eliminatórias.

Veja onde acompanhar as partidas da repescagem europeia

(Horários de Brasília)

Grupo A

Jogo 1 – Escócia x Ucrânia – adiado
Jogo 2 – País de Gales x Áustria – quinta (24) – 16h45
Final – Vencedor Jogo 1 x Vencedor Jogo 2 – adiado

Grupo B

Jogo 1 – Rússia excluída, Polônia classificada por W.O.
Jogo 2 – Suécia x República Tcheca – quinta (24) – 16h45 - Estádio TNT Sports
Final – Polônia x Vencedor do jogo 2 – terça (29) – 15h45 - Space e Estádio TNT Sports

Grupo C

Jogo 1 – Itália x Macedônia do Norte – quinta (24) – 16h45 - Space e Estádio TNT Sports
Jogo 2 – Portugal x Turquia – quinta (24) – 16h45 - TNT e Estádio TNT Sports
Final – Vencedor Jogo 1 x Vencedor Jogo 2 – terça (29) – 15h45 - TNT e Estádio TNT Sports

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.