Rússia tem recurso contra punições da Uefa rejeitado no TAS

Clubes russos e seleção feminina seguem impedidos de participar em torneios internacionais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lausanne | AFP

O (TAS) Tribunal Arbitral do Esporte rejeitou nesta terça-feira (15) o pedido da Federação Russa de Futebol para suspender provisoriamente as punições determinadas pela Uefa contra clubes e seleções russas devido à invasão da Ucrânia.

Assim, as equipes da Rússia permanecem excluídas das competições europeias até que seja tomada uma decisão final sobre o recurso. O TAS prometeu uma decisão "até o final da semana" sobre a eventual suspensão das sanções tomadas pela Fifa.

No momento, o Spartak Moscou continua excluído da Europa League e a seleção feminina suspensa da Euro-2022, na Inglaterra.

Spartak Moscou, de Quincy Promes (esq.), continua excluído da Europa League
Spartak Moscou, de Quincy Promes (esq.), continua excluído da Europa League - Natalia Kolesnikova - 24.nov.2021/AFP

Quanto ao mérito do recurso, "o processo de arbitragem do TAS continua. As partes não concordaram com um procedimento acelerado e uma audiência ainda não foi marcada", diz o órgão com sede em Lausanne, sem especificar os motivos de sua decisão.

No dia 28 de fevereiro, em comunicado conjunto, a Uefa e a Fifa decidiram excluir as equipes russas das competições internacionais devido à invasão do exército de Vladimir Putin na Ucrânia, aplicando as recomendações do Comitê Olímpico Internacional.

As autoridades do futebol mantiveram o mistério sobre as motivações legais dessa decisão, o que levou a Federação Russa de Futebol a recorrer à justiça esportiva.

A Uefa mencionou em uma carta às suas federações as "sérias preocupações com a capacidade de garantir a segurança de todos", bem como o fechamento do espaço aéreo.

Para o futebol russo, a sanção mais dura é a exclusão, determinada pela Fifa, da disputa por uma vaga Copa do Mundo de 2022, no Qatar, que retirou a seleção do país dos playoffs que tinha para disputar no final de março.

O TAS deve decidir nos próximos dias se mantém ou suspende essa sanção, uma decisão particularmente espinhosa, já que os rivais da Rússia mostraram sua recusa em enfrentá-los.

Por enquanto, a Fifa classificou diretamente a Polônia, que deveria enfrentar a Rússia, para a decisão pela vaga. Os poloneses enfrentarão o vencedor de Suécia x República Tcheca.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.