Zverev confirma favoritismo, e Brasil é derrotado pela Alemanha na Copa Davis

Principal nome do duelo, campeão olímpico garantiu dois pontos e vitória da equipe europeia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A pressão da torcida no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, não foi suficiente para promover uma surpresa brasileira na Copa Davis neste sábado (5).

Com 3 a 1 no placar agregado, a Alemanha do campeão olímpico Alexander Zverev levou a melhor no confronto direto e superou o Brasil na corrida rumo à fase final de grupos do torneio masculino de tênis entre seleções.

Brasileiro mais bem ranqueado pela ATP, Thiago Monteiro havia vencido Jan-Lennard Struff na estreia
Brasileiro mais bem ranqueado pela ATP, Thiago Monteiro havia vencido Jan-Lennard Struff na estreia, mas não foi páreo para o número 3 do mundo - 5.mar.2022- Sergio Moraes/Reuters

Brasileiro mais bem ranqueado pela ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), o cearense Thiago Monteiro (114º) havia garantido um importante triunfo em sua estreia, mas não foi páreo para o atual número 3 do mundo. Acabou derrotado por 2 sets a 0 (parciais 6/1 e 7/5) na partida que decretou o resultado final da qualificatória.

Mais cedo, os alemães também haviam confirmado o favoritismo no duelo entre duplas. Bruno Soares (19º) e Felipe Meligeni (92º) fizeram um jogo bastante equilibrado, mas não resistiram na parte final do terceiro set e cederam a virada por 6/4, 6/7 e 4/6 a Tim Puetz (12º) e Kevin Krawietz (14º).

O último embate programado para a melhor de cinco, entre Thiago Wild e Jan-Lennard Struff, não foi necessário.

Agora, a equipe brasileira terá pela frente a repescagem do Grupo Mundial 1, para tentar voltar à fase de classificação na próxima temporada.

Com o resultado conquistado fora de casa, a Alemanha garantiu uma vaga entre os 16 finalistas que disputarão o título da Copa Davis em novembro, em sede ainda não definida.

Bruno Soares e Felipe Meligeni fizeram duelo parelho contra Kevin Krawietz e Tim Puetz
Bruno Soares e Felipe Meligeni fizeram duelo parelho contra Kevin Krawietz e Tim Puetz - 5.mar.2022 - MAURO PIMENTEL/AFP

A rodada deste sábado (5) havia começado com o placar empatado em 1 a 1, após os resultados dos primeiros duelos de simples na véspera.

O embate entre Soares e Meligeni contra Puetz e Krawietz foi emocionante, embalado pela empolgada torcida brasileira.

O Brasil venceu o primeiro set, com destaque para uma atuação cheia de confiança e personalidade por parte de Meligeni. A escolha do capitão Jaime Oncins pelo paulista de 24 anos, no lugar do experiente Marcelo Melo, 38, havia sido considerada uma surpresa.

O duelo seguiu parelho na segunda parte, mas os alemães deram menos chances e conseguiram o empate no tie-break. Já na terceira parcial, os adversários foram superiores e demonstraram maior poder de decisão, especialmente nos lances finais, para confirmar a virada.

"O grande mérito deles foi ter sacado muito bem. O Felipe começou muito bem o jogo. No terceiro set, faltou um pouquinho de sorte. Eles acabaram salvando o break point e sacaram muito bem no final. Valeu a luta", resumiu o veterano Bruno Soares.

Com 2 a 1 no placar, a Alemanha foi para o primeiro "match point" do confronto com a vaga nas mãos de Zverev.

Os protagonistas do embate mais aguardado do dia haviam se enfrentado apenas uma vez no circuito mundial. A vitória de Thiago Monteiro num longínquo Challenger do Panamá, em 2014, alimentava as esperanças do Brasil.

O campeão olímpico, porém, conseguiu mostrar um enorme controle emocional sob as provocações da torcida e atropelou o brasileiro no primeiro set, por 6 a 1.

Entre os saques do alemão, as arquibancadas faziam ecoar, por exemplo, gritos de "Acapulco". Uma referência à exclusão de Zverev do ATP 500 mexicano, após raquetadas furiosas na cadeira do árbitro.

Mesmo com uma melhora evidente no desempenho do brasileiro na segunda parcial, o alemão conseguiu salvar um set point e confirmar a vitória em uma hora e 36 minutos jogados.

"Fizemos tudo que era possível. O Zverev jogou muito bem desde o começo e mostrou porque é um dos melhores do mundo . Tentei dar o meu melhor, cheguei a ter um set point. Saio orgulhoso da minha atuação e confiante para o restante da temporada", afirmou Monteiro.

ALEMANHA 3 x 1 BRASIL

Sexta-feira (4)
Alexander Zverev-ALE 2 x 0 Thiago Wild-BRA (6/4 e 6/2)
Thiago Monteiro-BRA 2 x 1 Jan-Lennard Struff-ALE (6/3, 1/6, 6/3)

Sábado (5)
Puetz/Krawietz-ALE 2 x 1 Soares/Meligeni-BRA (4/6, 7/6 e 6/4)
Alexander Zverev-ALE 2 x 0 Thiago Monteiro-BRA (6/1 e 7/5)

Ranking ATP dos convocados:

Brasil
Thiago Monteiro: 114º (simples)
Thiago Wild: 216º (simples)
Bruno Soares: 19º (duplas)
Felipe Meligeni: 92º (duplas)

Alemanha
Alexander Zverev: 3º (simples)
Jan-Lennard Struff: 60º (simples)
Tim Puetz: 12º (duplas)
Kevin Krawietz: 14º (duplas)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.