Descrição de chapéu Libertadores

Após derrotas e duelo com Trezeguet, Vojvoda busca primeira vitória contra o River

Técnico argentino dirige Fortaleza em embate com a equipe portenha nesta quarta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Juan Pablo Vojvoda, técnico do Fortaleza, sabe perfeitamente o nível de dificuldade que sua equipe encontrará nesta quarta-feira (13), na visita ao Monumental de Nuñez para encarar o River Plate, em Buenos Aires, pela fase de grupos da Copa Libertadores.

Como treinador, o argentino já teve a oportunidade de enfrentar o time de Marcelo Gallardo em três oportunidades. Todas terminaram em derrota para Vojvoda.

Em 2018, no comando do Defensa y Justicia, perdeu por 3 a 1 em Florencio Varela. No ano seguinte, à frente do Talleres, novo revés, dessa vez por 2 a 0, em Córdoba. Ainda em 2019, no Huracán, foi goleado por 4 a 0 (e de novo em casa), resultado que ocasionou sua demissão do clube de Parque Patricios.

Vojvoda enfrentou Marcelo Gallardo três vezes como técnico e ainda busca primeiro triunfo
Vojvoda enfrentou Marcelo Gallardo três vezes como técnico e ainda busca primeiro triunfo - Raul Arboleda - 26.nov.2020/AFP

Há, contudo, uma lembrança menos negativa para ele envolvendo o River Plate, que data de seus tempos como jogador.

Vojvoda reconhece não ter sido um zagueiro virtuoso e construiu carreira apenas mediana nos gramados. Revelado pelo Newell's Old Boys, foi sempre reserva no clube de Rosario, e acumulou passagens por agremiações da Argentina e da Espanha cujos nomes parecem pertencer mais a órgãos públicos do que ao futebol, como Cultural Leonesa e Tiro Federal.

Em um desses clubes, o Sportivo Belgrano, o então defensor participou de uma campanha memorável da equipe, que disputava na época a terceira divisão nacional.

Na edição de 2011/2012 da Copa Argentina, o time da província de Córdoba eliminou Tiro Federal de Morteros, Douglas Haig e Almirante Brown, triunfo que rendeu ao clube um prêmio de 200 mil pesos argentinos. Na tradicional foto dos jogadores com o cheque gigante, pode-se ver Juan Pablo Vojvoda celebrando com os companheiros.

Juan Pablo Vojvoda, à esquerda e em pé, comemora classificação na Copa Argentina em 2012
Juan Pablo Vojvoda, à esquerda e em pé, comemora classificação na Copa Argentina em 2012 - Mario Daniel Quiroga - 23.nov.2011/Copa Argentina

A sequência vitoriosa permitiu aos cordobeses enfrentar o River Plate na fase que valia vaga nas oitavas de final. Era um River em situação bem distinta da que Vojvoda e o Fortaleza encontrarão nesta quarta. Naquela ocasião, em março de 2012, o time disputava a segunda divisão do futebol argentino e procurava retornar à elite.

Uma de suas principais contratações para a campanha de volta à primeira divisão foi o centroavante francês David Trezeguet, campeão do mundo em 1998 e autor gol de ouro que deu à França o título da Eurocopa em 2000.

No duelo entre o Sportivo Belgrano e o River, coube a Vojvoda grande parte da responsabilidade de marcar Trezeguet. E, durante os primeiros 45 minutos, com exceção de uma finalização dentro da grande área permitida ao atacante, a defesa comandada pelo experiente zagueiro de 36 anos conseguiu cumprir a tarefa de pará-lo.

Vojvoda, inclusive, teve a chance de abrir o placar em um cabeceio, aos 21 minutos, mas testou para fora.

Na etapa final, porém, os cordobeses não conseguiram parar o River Plate, que inaugurou o marcador com Martín Aguirre, aos 15, e fechou o triunfo com Rogelio Funes Mori, aos 40, depois de escapar da marcação de Vojvoda e arrancar em direção ao gol.

Apesar da eliminação, foi uma campanha histórica para o Sportivo Belgrano, que esteve perto de conseguir o acesso à segunda divisão no final da temporada, mas não conseguiu –parou na sexta fase eliminatória do Torneio Federal A, a terceira divisão, ao cair para o Crucero del Norte.

Ao menos, para Juan Pablo Vojvoda, que estava em seu último ano de carreira, ficou a recordação do dia em que enfrentou David Trezeguet no Estádio Bicentenário de Catamarca, interior da Argentina. E Trezeguet não marcou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.