Descrição de chapéu Aeroin

Avião cai durante desafio de troca de pilotos no ar nos EUA

Ideia era que os pilotos saltassem, um assumisse o avião do outro e pousassem: deu errado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Murilo Basseto
Aeroin

Um avião caiu no Arizona (EUA) após dois pilotos paraquedistas tentarem uma manobra no ar para o desafio "Red Bull Plane Swap" (troca de aviões, em português). As aeronaves eram do tipo Cessna 182.

Como o nome do desafio indica, o objetivo era que os paraquedistas decolassem pilotando um avião e pousassem o outro. No ar, com as aeronaves mergulhando, com o nariz em direção ao solo, ambos saltariam das aeronaves e trocariam de lugar em queda livre. Deu errado.

Durante a manobra, um dos aviões saiu de controle e o piloto que deveria assumi-lo abriu o paraquedas. O outro avião pousou como previsto.

Avião da Red Bull caiu após manobra não autorizada pela FAA (dministração Federal de Aviação dos Estados Unidos)
Avião da Red Bull caiu após manobra não autorizada pela FAA (dministração Federal de Aviação dos Estados Unidos) - Reprodução/Twitter

O projeto contou com estudos detalhados e a participação do engenheiro aeronáutico Paulo Iscold, que desenvolve aviões e tem no currículo produções que bateram recordes mundiais de velocidade.

Iscold e a equipe envolvida no projeto instalaram freios aerodinâmicos para estabilizar e controlar a velocidade das aeronaves durante o mergulho, adaptaram o sistema de piloto automático para a situação incomum de voo em direção ao solo.

Segundo documento da FAA (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos), emitido na última sexta (22), o pedido do piloto Luke Aikins para que os aviões pudessem ficar sem piloto a bordo durante o desafio não havia sido autorizado.

"A FAA considerou a petição e entende que conceder uma isenção [à regra de avião] não seria de interesse público e não pode concluir que a operação proposta não afetaria negativamente a segurança", diz o texto.

Avião da Red Bull caiu após manobra não autorizada pela FAA (dministração Federal de Aviação dos Estados Unidos)
Avião da Red Bull caiu após manobra não autorizada pela FAA (dministração Federal de Aviação dos Estados Unidos) - Reprodução/Red Bull

Os aviões se mantiveram estáveis durante os testes de mergulhos com os freios aerodinâmicos abertos. No entanto, mesmo nos testes, os aviões nunca haviam ficado sem ninguém a bordo, como deveria acontecer durante a manobra.

Iscolad suspeita que o piloto automático não tenha sido capaz de lidar com o peso extra do combustível e que este tenha sido um fator determinante para o fracasso da manobra. Isso porque o combustível fica nas asas, acima do centro de gravidade da aeronave. "Eu tinha falado sobre o [peso do] combustível. Foi a única coisa que não pudemos testar", disse Iscold aos pilotos já em solo após a queda.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.