Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022 África

Camarões reencontra o Brasil em Copas e quer reviver sucesso de 1990

Africanos voltam a disputar um Mundial após ausência na disputa de 2018, na Rússia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Terceiro adversário do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar, a equipe de Camarões não esteve no caminho dos brasileiros em 2018 como Sérvia e Suíça, mas tampouco é um rival estranho para a seleção em Mundiais.

O confronto, que ocorrerá no dia 2 de dezembro, uma sexta-feira, no Lusail Stadium, será o terceiro entre eles na história das Copas.

O primeiro duelo aconteceu em 1994, vitória do time de Carlos Alberto Parreira por 3 a 0, na fase de grupos da edição dos Estados Unidos. Romário, Márcio Santos e Bebeto marcaram os gols do Brasil, que contou com a expulsão do zagueiro Rigobert Song, que tinha apenas 17 anos na ocasião, para facilitar as coisas.

Roger Milla passa por René Higuita para marcar na Copa do Mundo de 1990, na Itália
Roger Milla passa por René Higuita para marcar na Copa do Mundo de 1990, na Itália - AFP

Song é o fio condutor entre aquela partida e o encontro no Qatar daqui a oito meses. Capitão da equipe nacional no passado e atual treinador de Camarões, o ex-defensor recolocou o país no Mundial depois que os africanos não conseguiram a classificação para a Rússia, há quatro anos.

Em 2014, no segundo enfrentamento em jogos de Copa do Mundo, a seleção brasileira goleou os camaroneses por 4 a 1, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Neymar abriu o placar. Joel Matip chegou a empatar o jogo, mas outro gol do camisa 10, além dos de Fred e Fernandinho, definiram a vitória dos comandados de Felipão.

Astro da equipe à época, Samuel Eto'o não enfrentou o Brasil porque havia se lesionado depois da primeira rodada do Mundial, contra o México. Com um problema no joelho, acabou perdendo o restante da competição. Hoje, Eto'o, bicampeão da Copa Africana de Nações e participante de quatro Copas do Mundo com seu país (1998, 2002, 2010 e 2014), é o presidente da federação nacional de futebol.

Neste ano, Camarões busca uma campanha melhor do que as registradas em 2014 e 1994, quando perdeu seus três compromissos e não passou da fase de grupos.

Nos Estados Unidos, após a goleada por 6 a 1 para a Rússia (com 5 gols de Oleg Salenko, até hoje recorde em um único jogo no torneio), a casa do então goleiro titular Joseph-Antoine Bell, em Douala, foi incendiada por torcedores revoltados.

Bell havia enfrentado Suécia e Brasil, mas foi sacado para a terceira partida com os russos. Em seu lugar entrou Jaques Songo'o, que foi vazado seis vezes.

A goleada sofrida intensificou as tensões políticas que o país vivia à época. O presidente Paul Biya precisou deixar a capital Yaoundé e se refugiar em sua cidade natal, Mvomeka. Biya, que assumiu o poder em 1982, segue à frente do país com seus 89 anos e, depois de ter alterado a Constituição, pode se candidatar à reeleição sempre que quiser.

A lembrança de uma boa apresentação de Camarões em Copas remete a 1990, na Itália. Na ocasião, os africanos surpreenderam logo na estreia ao vencer a Argentina, então campeã do mundo. Com um triunfo diante da Romênia, não só garantiram a classificação como também lideraram o grupo que ainda tinha a União Soviética.

Nas oitavas de final, Camarões venceu a Colômbia por 2 a 1 (dois gols de Roger Milla, o maior ídolo do futebol no país). Nas quartas, enfrentou a Inglaterra e perdeu por 3 a 2.

Foi a primeira vez que uma seleção africana alcançou as quartas de final de um Mundial, feito repetido por Senegal, em 2002, e Gana, em 2010.

A classificação para o Qatar, garantida no último mês de março, veio após uma vitória emocionante sobre a Argélia nas Eliminatórias. No primeiro confronto entre as equipes, os argelinos venceram fora de casa, em Douala, por 1 a 0, gol de Slimani.

No jogo da volta, disputado em Blida, na Argélia, os camaroneses abriram o placar com Eric Maxim Choupo-Moting, vice-campeão da Champions League com o Paris Saint-Germain em 2020, atualmente no Bayern de Munique.

A vitória no tempo normal levou o duelo para a prorrogação, e Ahmed Touba anotou para os argelinos faltando dois minutos para o fim da partida. No quarto minuto dos acréscimos, porém, gol de Karl Toko-Ekambi, jogador do Lyon, deu a Camarões o triunfo e, pelos gols fora de casa, a vaga na próxima Copa do Mundo.

Song, técnico de Camarões, e Eto'o, presidente da federação, se abraçam após a classificação à Copa
Song, técnico de Camarões, e Eto'o, presidente da federação, abraçam-se após a classificação à Copa - 29.mar.2022/AFP

"A coisa mais interessante não foi o fato de termos vencido, mas o espírito que eu passei aos meus jogadores, que foram ao limite e conseguiram o resultado no final", afirmou o técnico Rigobert Song, que diz não temer um grupo com Brasil e dois adversários europeus.

"É ótimo enfrentar jogadores que têm uma reputação. É sempre motivador."

Além de Choupo-Moting e Ekambi, outro dos destaques de Camarões é o goleiro André Onana, do Ajax, que enfrentou seguidos dramas até a classificação para a Copa do Mundo.

Em outubro de 2020, o arqueiro foi pego no exame antidoping, que encontrou a presença de furosemida (um componente diurético) em seu organismo. A suspensão, inicialmente de um ano, foi reduzida para nove meses.

Onana retornou ao Ajax em outubro do ano passado e pôde participar das fases finais das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo. Dias antes dos confrontos com a Argélia, contudo, sofreu um acidente de carro em uma estrada de seu país, mas não sofreu ferimentos.

Titular nas duas partidas, foi determinante para a classificação dos camaroneses ao Qatar.

No futebol local, a principal equipe é o Coton Sport, da cidade de Garoua, maior campeão da liga nacional com 16 títulos, seguido pelo Canon Yaoundé, com cinco taças.

Em meio à pandemia do coronavírus, que já registrou pouco mais de 120 mil casos no país e 1.927 mortes de acordo com a Universidade Johns Hopkins, Camarões enfrenta agora um surto de cólera, que tem pressionado o sistema de saúde do país, especialmente nas cidades de Limbe, Buea e Tiko.

É a segunda crise da doença em dois meses. Em fevereiro, um outro surto de cólera afetou 1.300 cidadãos e matou cerca de 40 pessoas, segundo o site Cameroon Online.

CAMARÕES

Continente: África
Capital: Yaoundé
Área: 475.440 km²
População: 27,7 milhões
Principais conquistas no futebol: pentacampeões da Copa Africana de Nações (1984, 1988,
2000, 2002 e 2017) e campeões olímpicos em 2000
Maior artilheiro: Samuel Eto'o (56 gols)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.