Descrição de chapéu F1

Charles Leclerc vence GP da Austrália e amplia vantagem na liderança da F1

Piloto da Ferrari domina prova e conquista a segunda vitória na temporada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Destaque no início da nova temporada da F1, o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, dominou o GP da Austrália na madrugada deste domingo (10) e venceu pela segunda vez em três corridas realizadas na temporada.

Leclerc largou da pole position, quase não foi ameaçado e conquistou a vitória com tranquilidade. Ele ficou à frente do mexicano Sergio Pérez (Red Bull), em segundo, e do britânico George Russell (Mercedes), que completou o pódio em terceiro lugar.

Charles Leclerc comemora neste domingo (10) após vencer o GP da Austrália de F1
Charles Leclerc comemora neste domingo (10) após vencer o GP da Austrália de F1 - Martin Keep/Reuters

Foi a quarta vitória da carreira do monegasco, que ampliou a vantagem na liderança do campeonato para 71 pontos —34 pontos à frente de Russell, na segunda colocação. Em 2022, Leclerc também venceu a prova de abertura da temporada, no Bahrein, e terminou em segundo na etapa anterior, na Arábia Saudita.

"Que carro hoje. Claro que fiz um bom trabalho durante todo o fim de semana, mas isso não seria possível sem o carro. Estou muito feliz!", disse Leclerc após a prova na Austrália.

O holandês Max Verstappen, da Red Bull, que conquistou o título da F1 no ano passado, abandonou a corrida por causa de um problema no motor. Ele estava na vice-liderança quando avisou sua equipe que estava sentindo um cheiro estranho e deixou a prova.

Foi a segunda vez na temporada que o atual campeão teve problemas com seu carro. Ele também não terminou a corrida no Bahrein por causa de um defeito na alimentação de combustível.

Lewis Hamilton, da Mercedes, largou na quinta posição e chegou a ficar em terceiro, mas foi ultrapassado por Pérez e Russell. O britânico, sete vezes campeão mundial, ainda herdou a posição de Verstappen e terminou em quarto.

Carlos Sainz, companheiro de Leclerc na Ferrari, não teve bom rendimento. Ele largou em nono, perdeu posições e abandonou a prova ainda no início após sair do traçado e rodar.

Ainda assim, a Ferrari lidera com folga o Mundial de construtores. A escuderia italiana chegou a 104 pontos, enquanto a Mercedes está em segundo lugar, com 65.

O tetracampeão Sebastian Vettel (Aston Martin) foi outro piloto que não completou o GP da Austrália. Ele rodou e bateu no muro durante a volta 24. O alemão fez sua estreia na temporada após ficar fora dos GPs do Bahrein e da Arábia Saudita por testar positivo para Covid-19.

Foi o retorno do GP da Austrália à F1 depois de dois anos de ausência devido à pandemia do coronavírus. A quarta etapa da temporada será o GP da Emilia-Romagna, em Ímola, no dia 24 de abril.

Confira o resultado do GP da Austrália

1º - Charles Leclerc (Ferrari)
2º - Sergio Pérez (Red Bull)
3º - George Russell (Mercedes)
4º - Lewis Hamilton (Mercedes)
5º - Lando Norris (McLaren)
6º - Daniel Ricciardo (McLaren)
7º - Esteban Ocon (Alpine)
8º - Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
9º - Pierre Gasly (AlphaTauri)
10º - Alexander Albon ( Williams)
11º - Zhou Guanyu (Alfa Romeo)
12º - Lance Stroll (Aston Martin)
13º - Mick Schumacher (Haas)
14º - Kevin Magnussen (Haas)
15º - Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
16º - Nicholas Latifi (Williams)
17º - Fernando Alonso (Alpine)

Max Verstappen (Red Bull), Sebastian Vettel (Aston Martin) e Carlos Sainz (Ferrari) não concluíram a prova. ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.