Brasil é favorito, mas Vlahovic vai explodir no Qatar, diz ex-jogador sérvio

Pantic joga fichas no atacante, que enfrentará a seleção de Tite no Mundial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Madri

Os torcedores sérvios estão animados com as possibilidades da seleção nacional na disputa da Copa do Mundo deste ano, no Qatar.

Com os atacantes Aleksander Mitrovic e Dusan Vlahovic vivendo grande momento, a equipe balcânica buscará um desempenho melhor do que o obtido na Rússia, onde foi eliminada ainda na fase de grupos do Mundial.

"Nossa seleção pinta bem para a Copa. Temos um treinador muito bom, Dragan Stojkovic, e temos jogadores top em suas equipes como Mitrovic, Tadic, Savic, Vlahovic, que para mim será o melhor atacante do mundo dentro de um ou dois anos. Poucos atacantes têm a sua qualidade. E acho que na Copa ele vai explodir", afirmou o sérvio Milinko Pantic, ex-jogador da seleção da Iugoslávia e ídolo do Atlético de Madrid, em evento organizado em Madri por LaLiga, com presença da Folha.

Vlahovic comemora gol na final da Copa da Itália, nesta quarta; sua Juventus perdeu por 4 a 2 para a Inter, resultado definido na prorrogação - Filippo Monteforte/AFP

A esperança que Pantic deposita em Vlahovic se dá pela boa temporada do atleta de 22 anos, que deu um salto na carreira na metade da disputa da Serie A italiana, quando trocou a Fiorentina pela Juventus.

O sérvio, que marcou sete gols em 14 jogos pelo clube de Turim, procura se adaptar ao novo entorno e confirmar a expectativa colocada sobre sua chegada à Juventus. Contando também seus gols pela Fiorentina, Vlahovic já anotou 23 vezes em 34 apresentações na Serie A —quatro a menos que o goleador do campeonato, Ciro Immobile, da Lazio.

Nesta quarta-feira (11), ele voltou a balançar a rede. Aproveitando rebote, marcou o segundo do time alvinegro no duelo com a Inter de Milão, na final da Copa da Itália. Àquela atura, a Juventus passou a vencer por 2 a 1. Mas o rival empatou e, na prorrogação, fechou o triunfo em 4 a 2.

Já na Inglaterra, ainda que se trate da segunda divisão, os números de Aleksandar Mitrovic impressionam. Em 44 confrontos da Championship pelo Fulham, campeão da liga e promovido à elite, o centroavante de 27 anos marcou 43 gols, recorde na história da competição em uma única temporada.

Tanto Vlahovic como Mitrovic —que disputou o Mundial de 2018— terão o início da próxima temporada para manter o pé calibrado e chegar à Copa do Mundo do Qatar, em novembro, em boa forma física e técnica.

A Sérvia estreará na Copa diante do Brasil, no dia 24 de novembro. Será o reencontro entre as seleções depois da vitória brasileira por 2 a 0 há quatro anos, na Rússia, durante a primeira fase. Camarões e Suíça, outra adversária que compartilhou grupo com Brasil e Sérvia no último Mundial, completam a chave.

Milinko Pantic não chegou a jogar Mundiais com a então seleção de Sérvia e Montenegro, mas fez parte do ciclo classificatório para a edição de 1998, na França. Ele, que afirma que os sérvios gostam da alcunha e se reconhecem como "brasileiros do Leste Europeu", vê o grupo como difícil, mas acredita nas possibilidades dos balcânicos.

"No último Mundial, também estivemos com Brasil e Suíça no grupo. Dizem que Camarões é a quarta força, mas não é fácil, os suíços jogam bem, e o Brasil é favorito [a conquistar o título]. Mas creio que a Sérvia possa ser uma surpresa na Copa do Mundo", completa o sérvio, campeão espanhol e da Copa do Rei pelo Atlético de Madrid, hoje treinador.

Pantic (esq.) foi importante na conquista do 'doblete' (liga e copa) pelo Atlético de Madrid na temporada 1995/1996
Pantic (esq.) foi importante na conquista do 'doblete' (liga e copa) pelo Atlético de Madrid na temporada 1995/1996 - Guillermo Martinez/LaLiga

O jornalista viajou a convite de LaLiga

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.