Rodrygo ressuscita Real Madrid com 'milagre' inédito na Champions

Brasileiro marca dois no finalzinho, e time espanhol vai à final contra o Liverpool

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pela terceira vez em três confrontos de mata-mata na atual edição da Champions League, o Real Madrid se viu muito perto da eliminação. Pela terceira vez, mostrou a força de sua camisa e sobreviveu na luta por seu 14º título da Champions League.

Para isso, contou com o que os jornais espanhóis chamaram de "milagre" de Rodrygo.

O brasileiro de 21 anos marcou dois gols no finalzinho, nos minutos 45 e 46 do segundo tempo, forçando a prorrogação contra o Manchester City. De acordo com o site oficial da competição, nunca um jogador havia feito mais de um gol a partir do minuto 45 em uma partida eliminatória.

No tempo extra, Rodrygo voltou a aparecer bem, com participação no lance em que Benzema sofreu pênalti. O francês foi preciso na cobrança, o Real Madrid triunfou por 3 a 1, no estádio Santiago Bernabéu, e avançou à decisão, no próximo dia 28, em Paris.

Rodrygo celebra o gol que forçou a prorrogação em Madri - Carl Recine/Reuters

O City havia vencido a partida de ida, em Manchester, por 4 a 3, e estava à frente no marcador em Madri. Aos 28 minutos da etapa final, após boa troca de passes, Mahrez fez o gol que parecia ter definido o adversário do Liverpool na final.

Então, Rodrygo apareceu, antecipando-se ao goleiro Ederson após toque de Benzema. Em seguida, Carvajal fez cruzamento da direita, levemente desviado na cabeça de Asensio. Também de cabeça, Rodrygo deixou o placar agregado do confronto empatado.

Segundo a agência de estatísticas Gracenote, foi o milésimo gol marcado por um brasileiro na Champions League. A conta inclui apenas os números obtidos no formato atual do torneio, inaugurado em 1992.

Independentemente da contagem, os lances fortalecem as chances de Rodrygo disputar a próxima Copa do Mundo. Menos badalado do que o compatriota e titular Vinicius Junior, ele briga por uma vaga no grupo da seleção brasileira.

O paulista já havia sido decisivo na etapa anterior, contra o Chelsea, também marcando o gol que forçou a prorrogação. E deu nova sobrevida ao time de Carlo Ancelotti, que vem obtendo classificações suadas desde as oitavas de final, contra o Paris Saint-Germain.

"Não tem explicação. São coisas que só se passam no Real Madrid. Esta camiseta ajuda a gente a lutar até o final. Depois que a gente tomou o gol, chamei os companheiros e lembrei que tínhamos virado outras vezes", afirmou, satisfeito com o triunfo coletivo e o desempenho individual.

"Acho que estou trabalhando para isso", disse, sobre a possibilidade de disputar o Mundial no Qatar, no fim do ano. "Estou muito feliz pelo momento que estou vivendo. Você está bem no Real Madrid, isso ajuda muito sua chance de ir para a seleção brasileira."

Rodrygo usa a cabeça para salvar o Real Madrid no Bernabéu - Pierre-Philippe Marcou/AFP

Após um início relativamente discreto na Europa, Rodrygo vai dando passos importantes para concretizar o potencial que já mostrava aos dez anos, em Osasco, cidade em que nasceu. Um observador o levou ao Santos, onde estreou precocemente entre os profissionais, aos 16.

Foram 80 jogos pelo time alvinegro antes de uma transação de 45 milhões de euros (R$ 195 milhões, na cotação da época), em 2018. A transação ajudou a melhorar a complicada situação financeira do clube praiano e vai se mostrando decisiva para a versão 2022 do Real.

Após quase três eliminações, a equipe 13 vezes campeã está na final, contra o Liverpool. Está eliminado o Manchester City, controlado pela família real dos Emirados Árabes Unidos. Como já estava o Paris Saint-Germain, ligado ao governo do Qatar e também derrubado pelo Real Madrid.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.